Notícias ABRAS
13/05/2021 16:26 - Índice Nacional de Consumo ABRAS registra alta de 7,06% no primeiro trimestre
O Índice Nacional de Consumo ABRAS nos Lares Brasileiros (INC) registrou 7,06% de crescimento real (deflacionado pelo IPCA-IBGE) no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o Departamento de Economia e Pesquisa da entidade nacional de supermercados.
No mês de março, o INC apresentou alta de 11,11% em relação a fevereiro. Na comparação com março de 2020 o crescimento registrado foi de 4,31%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (13), em coletiva de imprensa.
“O resultado deste primeiro trimestre reflete o cenário pandêmico consolidado com o fim da MP 936 e a volta ao normal da suspensão de trabalho e redução da jornada, e maior consumo dentro dos lares devido ao avanço da pandemia, com novas restrições de funcionamento de diversos estabelecimentos comerciais e maior isolamento social. O crescimento de março em relação ao mês de fevereiro foi impactado pelo efeito calendário, com três dias a mais de consumo”, declara o vice-presidente Institucional de Administrativo da ABRAS, Marcio Milan.
Abrasmercado
Em março, o indicador *Abrasmercado, cesta dos 35 produtos de largo consumo nos supermercados, apurado em parceria com a GfK, registrou alta de 0,70% na comparação com fevereiro, passando de R$ 633,38 para R$ 637,82. No acumulado dos 12 meses o valor da cesta subiu 22,75%.
As maiores quedas nos preços da cesta de março foram registradas nos produtos: batata, - 11,75%; tomate, - 11,36%; queijo muçarela, -3,23%; queijo prato, -2,26%. As maiores altas foram nos itens: ovo, 6,64%; arroz, 4,30%; carne dianteiro, 3,25%; feijão e farinha de mandioca, 2,60%.
Regiões
As regiões Sudeste e Centro-Oeste foram as únicas que registraram queda no valor da cesta Abrasmercado, -1,00% e -0,13%, respectivamente. A cesta do Sudeste passou de R$ 614,72 para R$ 608,55 e a do Centro-Oeste de R$ 597,75 para R$ 596,98.
*A cesta Abrasmercado não é a cesta básica, mas, sim, uma cesta composta por 35 produtos mais vendidos nos supermercados: alimentos, incluindo cerveja e refrigerante, higiene, beleza e limpeza doméstica.
Veja aqui a apresentação da coletiva na íntegra.
Comunicação ABRAS
Veja mais >>>
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/2423/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País
22/09/2025 15:23 - Inteligência Artificial muda o jogo do varejo

