Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

29/10/2020 16:32 - Luiz Felipe Pondé e Leandro Karnal encerram a programação da Convenção ABRAS

 

 

 

Os escritores e filósofos Luiz Felipe Pondé e Leandro Karnal encerraram a programação da 54ª edição da Convenção ABRAS, na quarta-feira (28), debatendo tendências de consumo sob a ótica do tema do evento "Jornada 360° - Ecossistema e Inovação". Com mediação do presidente João Sanzovo Neto, as discussões alertaram para o crescimento da população com mais de 50 anos e a necessidade de empresas pensarem em estratégias voltadas para esse público. E debateram ainda a capacidade de adaptação para se manter otimista durante a pandemia.


A sociedade está em plena transformação e de acordo com Pondé é preciso se adequar às novas realidades que estão surgindo. "A maternidade virou um passivo, e diante do ativo que é a formação profissional para as mulheres, a tendência é se afastarem da maternidade ou terem somente um filho. E isso terá um grande impacto em todos os níveis da sociedade, causará uma redução de jovens. Teremos mais idosos, e é preciso pensar em consumo e comportamento do ponto de vista sociológico e social, com um olhar dialético, que oferece uma percepção mais concreta da realidade", declara.


O filósofo ressaltou ainda que a maior inclusão das pessoas com mais de 50 anos no mercado de consumo dependerá de análises mais elaboradas. "É necessário olhar para eles não pelos olhos de um profissional de 26 anos. As pessoas com mais idade buscam circular menos pelas cidades, querem os serviços mais perto. São experientes e exigentes, conhecem melhor a vida. É necessário que o varejo estruture os espaços para esse público, seja espaço físico, cognitivo ou no sentido estético, como por exemplo, não ficar colocando na área de venda músicas barulhentas, porque essas pessoas costumam ter percepção estética diferente de alguém com 17 anos."


Leandro Karnal também reforçou que o futuro será das pessoas com mais de 50 anos e não apenas no mercado de consumo, como também no mercado de trabalho. E que as empresas precisam se atentar ao comportamento desse público. "Estará mais apto para as tendências do futuro quem tiver maleabilidade, resiliência e maior capacidade de adaptação, e parar de fixar em paradigmas passados."


Pandemia


Leandro Karnal destacou em sua apresentação a imprevisibilidade da pandemia do novo coronavírus, que pegou empresários de todo mundo de surpresa. E disse que não é a força que garante a sobrevivência de uma empresa nos momentos de crise, e sim a capacidade de adaptação. "Se eu não me adapto rapidamente eu desapareço, independente do meu tamanho e da minha solidez."

Karnal citou ainda três atitudes negativas nos momentos de crises que podem resultar na falência dos negócios. "A primeira, é a postura negacionista, de quem não acredita na crise. A segunda, é formada pelos histéricos, aumentam o potencial da crise e não enfrentam questões concretas. E a terceira, são os saudosistas que ficam olhando para o passado. O ideal é o otimista estratégico porque vai ter clareza com o que deve ser feito."


De acordo com os painelistas as estratégias de venda na pandemia devem seguir a forte demanda do público pela segurança. Setores que fornecem alimentos, produtos em geral terão que transmitir na propaganda, na ação, e na configuração do comércio muita higiene e cuidados.


Tecnologia


Durante o painel Luiz Felipe Pondé e  Leandro Karnal falaram da revolução tecnológica no mundo e da inteligência artificial que tem tomado conta do mercado de consumo, rastreando dados para oferecer ações de vendas mais assertivas, e que já vem substituindo mão de obra no mercado de trabalho em diversos setores. E destacaram que, cada vez mais, será preciso a adaptação das empresas ao mundo da tecnologia.

"Isso é resultado da própria intenção do consumidor, que quer serviço, velocidade, prontidão e eficiência. É justamente a capacidade de identificar esses dados que faz com que os servidores consigam saber o que a pessoa quer na velocidade e na forma que a pessoa espera", destaca Pondé.


"Há seis meses eu olhei uma passagem para uma cidade que eu estava querendo ir, e até agora ainda estou recebendo publicidade desse lugar. O algoritmo e os robôs estão substituindo funções mecânicas e repetitivas, que não demandam ética, inteligência e estratégia. A inteligência artificial está substituindo motoristas, ascensoristas, e até bancários por sistemas automáticos e é o futuro", destaca Karnal.


Finalizações


O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, finalizou o painel agradecendo os painelistas e chamando a atenção dos telespectadores para o sucesso da Convenção ABRAS 2020, que contou com quase 10 mil acessos nos três dias de evento. Sanzovo também fez agradecimento especial às empresas que dividiram com a ABRAS o projeto da Convenção virtual. "Gostaria de agradecer todos os nossos patrocinadores. Vocês foram fundamentais para o sucesso do nosso evento".

Ele também agradeceu toda a equipe da Associação Brasileira de Supermercados em nome do superintendente, Marcio Milan, a diretoria da entidade, em nome do primeiro vice-presidente, João Galassi, e as associações estaduais de supermercados pela parceria no fortalecimento da ABRAS.

 

Palestras patrocinadores


Em todos os dias da Convenção da ABRAS os participantes contaram com apresentações de grandes empresas que patrocinaram o evento: GS1 Brasil, Consinco By Totvs, Ambev, Simplus, Coca-Cola, Top Sistemas e Grupo Luminae Energia.  Executivos resumiram os trabalhos desenvolvidos pelas empresas e palestraram sobre tópicos relacionados ao tema central da Convenção  "Jornada 360° - Ecossistema e Inovação".

No dia 26/10 aconteceram as palestras da executiva de Desenvolvimento Setorial da GS1 Brasil, Alessandra Parisi, que discorreu sobre o tema “Dados de produtos dando o novo tom do mercado”, e do gerente de Produtos na Consinco By Totvs, João Alberto Giaccomassi, que palestrou sobre “Combata a Ruptura.”

Os participantes do dia 27/10 contaram com duas palestras de patrocinadores, a primeira, do diretor de Contas-Chaves da Ambev, Fábio Martini, que ministrou a palestra “O shopper como centro na mudança da jornada de compra”, e a segunda, trazida pela Simplus, com o manager da 1WorldSync™, Wellington Machado, que debateu o tema “Tendência 2021: conteúdo de produto de maneira colaborativa e global”.

O último dia da Convenção ABRAS, 28/10, contou com palestras do vice-presidente Digital Transformation @Coca-Cola, Flavio Camelier, com o tema "A cultura digital na Coca-Cola", do CEO & Founder da Top Sistemas, Julio Camargo, com a a presentação “Tecnologia do futuro no varejo supermercadista”, e com a palestra  do diretor de Gestão & Inteligência do Grupo Luminae Energia, Diego Cavalcante, que debateu o tema “Como Reduzir os custos de energia através da Inteligência Energética”.

 

 

 Patrocinadores


A 54ª edição da Convenção ABRAS aconteceu de 26 a 28 de outubro. O evento virtual contou com grandes empresas patrocinadoras:

 

Diamante: Ambev, Coca-Cola, GS1 Brasil, SRE - Super Rio Expofood e Unilever.
Prata: Alelo e Simplus
Apoio: Latam

 

Expositor Premium: Consinco by Totvs.

Expositores: Figueira da Costa, GfK, Kantar, Luminae, Infoprice, Nielsen, PBR, RP Info, Recours - Influence, RTC Brasil, Siga Cred e Top Sistemas.


A cobertura completa da Convenção ABRAS 2020 estará disponível na edição de novembro da revista SuperHiper.


Atualizado no dia 3/11.


Comunicação ABRAS

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>