Notícias ABRAS
29/10/2020 16:32 - Luiz Felipe Pondé e Leandro Karnal encerram a programação da Convenção ABRAS
![]() |
|
|
|
|
![]() |
|
|
|
|
Os escritores e filósofos Luiz Felipe Pondé e Leandro Karnal encerraram a programação da 54ª edição da Convenção ABRAS, na quarta-feira (28), debatendo tendências de consumo sob a ótica do tema do evento "Jornada 360° - Ecossistema e Inovação". Com mediação do presidente João Sanzovo Neto, as discussões alertaram para o crescimento da população com mais de 50 anos e a necessidade de empresas pensarem em estratégias voltadas para esse público. E debateram ainda a capacidade de adaptação para se manter otimista durante a pandemia.
A sociedade está em plena transformação e de acordo com Pondé é preciso se adequar às novas realidades que estão surgindo. "A maternidade virou um passivo, e diante do ativo que é a formação profissional para as mulheres, a tendência é se afastarem da maternidade ou terem somente um filho. E isso terá um grande impacto em todos os níveis da sociedade, causará uma redução de jovens. Teremos mais idosos, e é preciso pensar em consumo e comportamento do ponto de vista sociológico e social, com um olhar dialético, que oferece uma percepção mais concreta da realidade", declara.
O filósofo ressaltou ainda que a maior inclusão das pessoas com mais de 50 anos no mercado de consumo dependerá de análises mais elaboradas. "É necessário olhar para eles não pelos olhos de um profissional de 26 anos. As pessoas com mais idade buscam circular menos pelas cidades, querem os serviços mais perto. São experientes e exigentes, conhecem melhor a vida. É necessário que o varejo estruture os espaços para esse público, seja espaço físico, cognitivo ou no sentido estético, como por exemplo, não ficar colocando na área de venda músicas barulhentas, porque essas pessoas costumam ter percepção estética diferente de alguém com 17 anos."
Leandro Karnal também reforçou que o futuro será das pessoas com mais de 50 anos e não apenas no mercado de consumo, como também no mercado de trabalho. E que as empresas precisam se atentar ao comportamento desse público. "Estará mais apto para as tendências do futuro quem tiver maleabilidade, resiliência e maior capacidade de adaptação, e parar de fixar em paradigmas passados."
Pandemia
Leandro Karnal destacou em sua apresentação a imprevisibilidade da pandemia do novo coronavírus, que pegou empresários de todo mundo de surpresa. E disse que não é a força que garante a sobrevivência de uma empresa nos momentos de crise, e sim a capacidade de adaptação. "Se eu não me adapto rapidamente eu desapareço, independente do meu tamanho e da minha solidez."
Karnal citou ainda três atitudes negativas nos momentos de crises que podem resultar na falência dos negócios. "A primeira, é a postura negacionista, de quem não acredita na crise. A segunda, é formada pelos histéricos, aumentam o potencial da crise e não enfrentam questões concretas. E a terceira, são os saudosistas que ficam olhando para o passado. O ideal é o otimista estratégico porque vai ter clareza com o que deve ser feito."
De acordo com os painelistas as estratégias de venda na pandemia devem seguir a forte demanda do público pela segurança. Setores que fornecem alimentos, produtos em geral terão que transmitir na propaganda, na ação, e na configuração do comércio muita higiene e cuidados.
Tecnologia
Durante o painel Luiz Felipe Pondé e Leandro Karnal falaram da revolução tecnológica no mundo e da inteligência artificial que tem tomado conta do mercado de consumo, rastreando dados para oferecer ações de vendas mais assertivas, e que já vem substituindo mão de obra no mercado de trabalho em diversos setores. E destacaram que, cada vez mais, será preciso a adaptação das empresas ao mundo da tecnologia.
"Isso é resultado da própria intenção do consumidor, que quer serviço, velocidade, prontidão e eficiência. É justamente a capacidade de identificar esses dados que faz com que os servidores consigam saber o que a pessoa quer na velocidade e na forma que a pessoa espera", destaca Pondé.
"Há seis meses eu olhei uma passagem para uma cidade que eu estava querendo ir, e até agora ainda estou recebendo publicidade desse lugar. O algoritmo e os robôs estão substituindo funções mecânicas e repetitivas, que não demandam ética, inteligência e estratégia. A inteligência artificial está substituindo motoristas, ascensoristas, e até bancários por sistemas automáticos e é o futuro", destaca Karnal.
Finalizações
O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, finalizou o painel agradecendo os painelistas e chamando a atenção dos telespectadores para o sucesso da Convenção ABRAS 2020, que contou com quase 10 mil acessos nos três dias de evento. Sanzovo também fez agradecimento especial às empresas que dividiram com a ABRAS o projeto da Convenção virtual. "Gostaria de agradecer todos os nossos patrocinadores. Vocês foram fundamentais para o sucesso do nosso evento".
Ele também agradeceu toda a equipe da Associação Brasileira de Supermercados em nome do superintendente, Marcio Milan, a diretoria da entidade, em nome do primeiro vice-presidente, João Galassi, e as associações estaduais de supermercados pela parceria no fortalecimento da ABRAS.
Palestras patrocinadores
Em todos os dias da Convenção da ABRAS os participantes contaram com apresentações de grandes empresas que patrocinaram o evento: GS1 Brasil, Consinco By Totvs, Ambev, Simplus, Coca-Cola, Top Sistemas e Grupo Luminae Energia. Executivos resumiram os trabalhos desenvolvidos pelas empresas e palestraram sobre tópicos relacionados ao tema central da Convenção "Jornada 360° - Ecossistema e Inovação".
No dia 26/10 aconteceram as palestras da executiva de Desenvolvimento Setorial da GS1 Brasil, Alessandra Parisi, que discorreu sobre o tema “Dados de produtos dando o novo tom do mercado”, e do gerente de Produtos na Consinco By Totvs, João Alberto Giaccomassi, que palestrou sobre “Combata a Ruptura.”
Os participantes do dia 27/10 contaram com duas palestras de patrocinadores, a primeira, do diretor de Contas-Chaves da Ambev, Fábio Martini, que ministrou a palestra “O shopper como centro na mudança da jornada de compra”, e a segunda, trazida pela Simplus, com o manager da 1WorldSync™, Wellington Machado, que debateu o tema “Tendência 2021: conteúdo de produto de maneira colaborativa e global”.
O último dia da Convenção ABRAS, 28/10, contou com palestras do vice-presidente Digital Transformation @Coca-Cola, Flavio Camelier, com o tema "A cultura digital na Coca-Cola", do CEO & Founder da Top Sistemas, Julio Camargo, com a a presentação “Tecnologia do futuro no varejo supermercadista”, e com a palestra do diretor de Gestão & Inteligência do Grupo Luminae Energia, Diego Cavalcante, que debateu o tema “Como Reduzir os custos de energia através da Inteligência Energética”.
Patrocinadores
A 54ª edição da Convenção ABRAS aconteceu de 26 a 28 de outubro. O evento virtual contou com grandes empresas patrocinadoras:
Diamante: Ambev, Coca-Cola, GS1 Brasil, SRE - Super Rio Expofood e Unilever.
Prata: Alelo e Simplus
Apoio: Latam
Expositor Premium: Consinco by Totvs.
Expositores: Figueira da Costa, GfK, Kantar, Luminae, Infoprice, Nielsen, PBR, RP Info, Recours - Influence, RTC Brasil, Siga Cred e Top Sistemas.
A cobertura completa da Convenção ABRAS 2020 estará disponível na edição de novembro da revista SuperHiper.
Atualizado no dia 3/11.
Comunicação ABRAS
Veja mais >>>
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/2423/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País
22/09/2025 15:23 - Inteligência Artificial muda o jogo do varejo




