Notícias ABRAS
28/10/2020 19:50 - Painéis da Convenção ABRAS destacam a relevância da experiência e da estrutura das lojas
![]() |
|
|
|
![]() |
|
A primeira apresentação recebeu o CEO do Tenda Atacado, Marcos Samaha, a vice-presidente de Gente e Gestão do Grupo Pereira, Marília Oliveira, e contou com a moderação da vice-presidente executiva da ABPRH, Tania Moura. Na oportunidade os convidados debateram as transformações do mercado de trabalho geradas pela evolução tecnológica, e a necessidade de remodelação da estrutura coorporativa que considere uma escuta ativa dos colaboradores para descobrir os problemas e o que pode ser melhorado dentro da empresa, contribuindo para a diminuição da rotatividade (turnover).
O segundo painel abordou a necessidade de adequação do mix de produtos das lojas aos hábitos de consumo atuais, com destaque para o crescimento do mercado vegano e de produtos voltados à saudabilidade, entre outras tendências. A apresentação contou com as presenças da diretora de Estratégia e Inovações dos Mercadinhos São Luiz, Joana Ramalho, da diretora de Expert Solutions da Kantar, Manuela Bastian, e do sócio do Araújo Supermercado, Adem Araújo, e moderação do presidente da Rede Verdemar, Alexandre Poni.
A transformação da experiência de PDV para PDX, que envolve melhorias em todos os processos da loja, foi tema do terceiro painel, que reuniu a CEOs da Trade Design, Tania Miné, da Kawahara, Julio Takano, e da R-Dias, Alexandre Ribeiro, e foi moderado pela diretora-presidente da Rede Quartetto, Maria de Fátima de Jesus, que é também vice-presidente da ABRAS. Os painelistas comentaram a necessidade do varejo ser mais dinâmico na forma de se preparar para o consumidor, reduzindo pontos de ruptura, melhoria de nível de serviços, diminuição de atritos dentro das lojas, e da importância da empresa colocar o shopper no centro das decisões.
O quarto painel debateu a precificação inteligente e dinâmica. Entre os participantes estavam o diretor de Atendimento ao Varejo e E-commerce da Nielsen Brasil, Roberto Butragreño, e o diretor de Pricing e GC da Coop, Marcel Amati, e o presidente do Supermercados Pinheiro, Honório Pinheiro. As conversas foram mediadas pelo CEO da Infoprice, Paulo Garcia. Na oportunidade os convidados citaram a importância da análise sobre as mudanças de mercado na hora de definir o valor dos produtos para se manter competitivo, utilizada na precificação dinâmica, e a relevância de um conhecimento mais complexo com o uso de estatística, por exemplo, na hora de definir as ofertas, chamado de precificação inteligente.
Patrocinadores
A 54ª edição da Convenção ABRAS aconteceu até hoje, 28/10. O evento contou com grandes empresas patrocinadoras:
Diamante: Ambev, Coca-Cola, GS1 Brasil, SRE - Super Rio Expofood e Unilever.
Prata: Alelo e Simplus
Apoio: Latam
Expositor Premium: Consinco by Totvs.
Expositores: Figueira da Costa, GfK, Kantar, Luminae, Infoprice, Nielsen, PBR, RP Info, Recours - Influence, RTC Brasil, Siga Cred e Top Sistemas.
A cobertura completa da Convenção ABRAS 2020 estará disponível na edição de novembro da revista SuperHiper.
Comunicação ABRAS

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade