Notícias ABRAS
07/08/2020 16:51 - Segunda live dos Campeões do Ranking ABRAS reuniu líderes dos grupos Muffato e Koch
![]() |
|
|
|
|
|
|
|
O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, e o primeiro vice-presidente, João Galassi, mediaram a live, que foi coordenada pelo superintendente Márcio Milan. O evento contou com os patrocínios da Nestlé, representada pelo gerente de Vendas, Alexandre Fernandes, e da Elgin, representada pelo gerente de Negócios, Ricardo Franceschini, que participaram também com perguntas aos convidados.
Ederson Muffato iniciou falando da perseverança da família no fortalecimento e expansão da rede paranaense Super Muffato, iniciada pelo pai José Carlos Muffato, que faleceu em 1996. Existente há 45 anos, e com 65 lojas, a empresa foi a quarta colocada no Ranking ABRAS. "Nosso objetivo sempre foi encantar o cliente, fidelizar e fazer com que ele acredite na nossa empresa e nos nossos serviços. Já somos um time com mais de 14,5 mil colaboradores e devemos chegar ao final do ano com mais 500 após concluirmos nosso plano de expansão de lojas."
José Edvaldo Koch também começou sua participação falando da origem do grupo catarinense Koch, que surgiu em 1994, de um sonho de cinco irmãos feirantes, até chegar a 20ª colocação do Ranking ABRAS. "Tínhamos mais vontade e determinação do que capital e conhecimento na área. Levamos em torno de cinco anos para abrir a segunda loja. Hoje, temos 29 unidades e atuamos em vários formatos. Mesmo com tantos desafios políticos e econômicos, é possível empresas que começam com pouco conseguir crescer se tiver determinação, coragem, bons fornecedores, equipe unida e visão analítica."
Pandemia
A pandemia da covid-19 no Brasil foi um grande desafio para os supermercadistas, de acordo com os líderes dos grupos Muffato e Koch, que precisaram se adaptar aos protocolos de segurança para manter as lojas em funcionamento. Durante a live eles falaram dos principais obstáculos vividos pelo setor nesse momento.
"Poucas empresas do mundo poderiam prever uma pandemia. Tivemos que nos reinventar, principalmente na questão do e-commerce, na reposição das lojas, dos horários. A cada hora surgia um decreto diferente e um problema novo. Todos os nossos processos e planejamentos foram revistos. O que dependia do físico passou para o online. Reuniões, treinamentos, recrutamento e seleção, tudo teve que ser reinventado. Se for para inumerar os desafios, as questões das restrições de horário de funcionamento das lojas está em primeiro lugar. Muitas cidades do Paraná e interior de São Paulo não estão conseguindo operar normalmente. Gerou uma concentração de clientes no mesmo horário e no mesmo dia. Acreditamos que quanto mais espaçamento no horário de funcionamento, menor será a aglomeração de pessoas. Outros desafios foram a segurança dos clientes e colaboradores, e a logística, que tivemos problemas no começo e já foi superado", ressaltou Ederson Muffato.
Koch falou da importância da atuação em mais de um canal de compra como uma vantagem no atendimento à população durante a pandemia. "Empresas que já atuavam com diferentes formatos, como a Koch, foram beneficiadas. Trabalhar com vários canais como supermercados, atacarejo, loja de vizinhança, e-commerce, facilitou nosso atendimento. Acredito que iremos voltar à normalidade, que teremos a vacina para essa doença, e sairemos da pandemia fortalecidos."
O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, elogiou a segunda edição da live Campeões do Ranking, e ressaltou o conhecimento gerado pelo evento. "Quanto aprendizado e experiência das duas famílias Muffato e Koch. Histórias bonitas, com identidade própria, mas com muita coisa em comum, e muito trabalho sempre. É uma satisfação estar conhecendo essas histórias e poder compartilhá-las com todo o nosso setor."
"Um papo sincero, que traz uma visão do que devemos seguir para nos transformarmos em uma empresa de ponta no setor. Tivemos uma aula com os nossos amigos supermercadistas durante essa live", destacou o primeiro vice-presidente da ABRAS, João Galassi.
Perspectivas
Ederson Muffato e José Edvaldo Koch citaram o avanço tecnológico gerado pela pandemia e a atuação do físico com o online como uma das principais tendências para os próximos meses no varejo. "A pandemia trouxe uma antecipação das tendências e tecnologias que já estavam em andamento. Tivemos que trazer os projetos de médio e longo prazo para o curto prazo, e percebemos que o consumidor está sabendo reconhecer isso, e quer a tecnologia. Quem não estava preparado teve que se adaptar."
"A tecnologia ajuda em todas as áreas e em todos os setores. Não dá para operar sem a tecnologia, personaliza oferta, reduz custo, aumenta produtividade, auxilia na operação e na logístca, e gera informações para a tomada de decisão. Ela veio para ficar e vai continuar sendo cada vez mais uma ferramenta importante no nosso dia a dia. Nós, brasileiros, estamos aprendendo muito com essa pandemia. Nosso setor é essencial, dinâmico e não para."
O grupo Muffato já inaugurou quatro lojas, e reinaugurou seis unidades durante a pandemia, e prevê mais inaugurações até o final do ano. O Grupo Koch também continua com seu projeto de expansão, e projeta a abertura de mais cinco lojas ainda em 2020.
Patrocinadores
Durante a segunda edição da live Campeões do Ranking ABRAS 2020 o gerente de Vendas da Nestlé, Alexandre Fernandes, apresentou as novidades da empresa para o terceiro trimestre, que inclui novos sabores de biscoitos, chocolates, creme de leite, versões vegetais e orgânicas, entre outros. E falou da importância em patrocinar, mais uma vez, a live da ABRAS. "É uma oportunidade para trocarmos ideias e conhecimentos com os nossos parceiros e trazer nossas inovações. Temos muita admiração pelo trabalho e pela história de sucesso das redes Irmãos Muffato e Koch."
A Nestlé também patrocinou a primeira edição da live Campeões do Ranking ABRAS, representada pela gerente de vendas Natália Campos e pelo gerente KA, Alexandre Mioto, que aconteceu no dia 23 de julho.
A Elgin foi outra patrocinadora da segunda live dos Campeões do Ranking, representada pelo gerente de Negócios Ricardo Franceschini. Em sua participação ele destacou os serviços de automação da empresa para o setor supermercadista, como terminais de autoatendimento e consulta, etiquetas eletrônicas, verificadores de preços, checkouts tradicionais, linhas de balanças, entre outros. "É um orgulho participar da live da ABRAS, que representa um setor de grande importância econômica para o país, e que se mostrou compatível com as necessidades de consumo que surgiram na pandemia. Pelo Ranking ABRAS vimos que o nosso trabalho de trazer inovação que auxilia nas operações no varejo está dando resultados".
A terceira edição da live dos Campeões do Ranking ABRAS 2020 acontece na próxima quinta-feira, 13 de agosto. Em breve, mais informações do evento no site da ABRAS e redes sociais da entidade.
Clique aqui e faça o download do Ranking ABRAS 2020.
Comunicação Abras
Veja mais >>>
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/2423/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País
22/09/2025 15:23 - Inteligência Artificial muda o jogo do varejo




