Notícias ABRAS
29/05/2020 16:20 - João Sanzovo participa do GS Talks sobre impactos e tendências da covid-19 no varejo
O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, participou na manhã desta sexta-feira (29), do GS Talks, encontro virtual promovido pela GS Ciência de Consumo sobre os desafios da Covid-19 e as tendências do varejo pós-pandemia. Também participaram o diretor sênior de Reabastecimento do Walmart Canadá, Rui Cunha, e o CEO da GS, Fernando Gibotti.
Gibotti abriu as apresentações fazendo um paralelo com a gripe espanhola, de 1918, e os impactos psicológicos semelhantes gerados pela covid-19 na população. E detalhou as fases vividas pela sociedade desde o início da pandemia:
- Desconfiança, na qual as pessoas começaram a achar que algo estava errado;
- Sobrevivência, que gerou a necessidade de pesquisar sobre a doença, e o medo em relação ao patrimônio financeiro;
- Segurança, quando a sociedade começa a buscar formas de adaptação, até o retorno à normalidade cotidiana.
Desafios
João Sanzovo falou da importância dos supermercados neste momento e do esforço para manter o abastecimento da população normalizado desde o início da pandemia. E da responsabilidade das atividades essenciais no desenvolvimento de protocolos de prevenção da covid-19 para garantir a segurança dos colaboradores e clientes.
Rui Cunha destacou a forte dependência do Canadá na importação como uma das principais diferenças entre o Brasil, que gerou grandes desafios no abastecimento, ocasionando até a diminuição da oferta de alguns produtos na lojas no início da pandemia no país.
Tendências
Dentre as principais mudanças no comportamento de consumo da população geradas pela pandemia, de acordo com o presidente João Sanzovo, estão as medidas de proteção, compras maiores e focadas em produtos básicos e de higiene e limpeza doméstica, além do aumento no consumo de itens que antes eram mais consumidos no final de semana, como pipoca e massa para bolos.
No caso do Canadá, Cunha incluiu ainda itens de informática para o trabalho home office, e produtos de ginástica para se exercitar em casa. Ele disse que embora o país já esteja retomando as atividades econômicas, as tendências no momento não se diferem muito do Brasil, principalmente na necessidade do consumidor se sentir seguro dentro da loja para efetuar suas compras.
Os participantes destacaram ainda o crescimento das compras online e o trabalho home office como tendências mundiais que devem continuam mesmo após a pandemia.
Clique aqui e assista o encontro virtual na íntegra.
Comunicação ABRAS

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade