Notícias ABRAS
29/05/2020 16:20 - João Sanzovo participa do GS Talks sobre impactos e tendências da covid-19 no varejo
O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, participou na manhã desta sexta-feira (29), do GS Talks, encontro virtual promovido pela GS Ciência de Consumo sobre os desafios da Covid-19 e as tendências do varejo pós-pandemia. Também participaram o diretor sênior de Reabastecimento do Walmart Canadá, Rui Cunha, e o CEO da GS, Fernando Gibotti.
Gibotti abriu as apresentações fazendo um paralelo com a gripe espanhola, de 1918, e os impactos psicológicos semelhantes gerados pela covid-19 na população. E detalhou as fases vividas pela sociedade desde o início da pandemia:
- Desconfiança, na qual as pessoas começaram a achar que algo estava errado;
- Sobrevivência, que gerou a necessidade de pesquisar sobre a doença, e o medo em relação ao patrimônio financeiro;
- Segurança, quando a sociedade começa a buscar formas de adaptação, até o retorno à normalidade cotidiana.
Desafios
João Sanzovo falou da importância dos supermercados neste momento e do esforço para manter o abastecimento da população normalizado desde o início da pandemia. E da responsabilidade das atividades essenciais no desenvolvimento de protocolos de prevenção da covid-19 para garantir a segurança dos colaboradores e clientes.
Rui Cunha destacou a forte dependência do Canadá na importação como uma das principais diferenças entre o Brasil, que gerou grandes desafios no abastecimento, ocasionando até a diminuição da oferta de alguns produtos na lojas no início da pandemia no país.
Tendências
Dentre as principais mudanças no comportamento de consumo da população geradas pela pandemia, de acordo com o presidente João Sanzovo, estão as medidas de proteção, compras maiores e focadas em produtos básicos e de higiene e limpeza doméstica, além do aumento no consumo de itens que antes eram mais consumidos no final de semana, como pipoca e massa para bolos.
No caso do Canadá, Cunha incluiu ainda itens de informática para o trabalho home office, e produtos de ginástica para se exercitar em casa. Ele disse que embora o país já esteja retomando as atividades econômicas, as tendências no momento não se diferem muito do Brasil, principalmente na necessidade do consumidor se sentir seguro dentro da loja para efetuar suas compras.
Os participantes destacaram ainda o crescimento das compras online e o trabalho home office como tendências mundiais que devem continuam mesmo após a pandemia.
Clique aqui e assista o encontro virtual na íntegra.
Comunicação ABRAS
Veja mais >>>
19/12/2024 14:27 - AbrasMercado: carnes puxam alta da cesta pelo 3º mês consecutivo19/12/2024 14:20 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 7% em novembro, aponta ABRAS
28/11/2024 17:17 - Cesta de Natal: ABRAS projeta crescimento de 12% no consumo
28/11/2024 14:55 - Cesta AbrasMercado sobe 2,44% em outubro
28/11/2024 14:19 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 3,5% em outubro, aponta ABRAS
28/11/2024 11:00 - ABRAS divulga nota sobre o anúncio das medidas de ajuste fiscal do governo
17/10/2024 08:30 - Dia dos Supermercados: é hoje a nossa super live!
28/10/2024 10:05 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
30/10/2024 10:20 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo
30/10/2024 08:25 - É hoje! ABRAS e ACESU realizam evento estratégico para o setor supermercadista cearense
08/11/2024 15:22 - É amanhã! Dia dos Supermercados promete grande movimentação nas lojas
10/11/2024 10:01 - Dia dos Supermercados movimenta todas as lojas do varejo alimentar do País
08/11/2024 10:38 - ABRAS propõe reformulação do PAT
04/11/2024 09:21 - ABRAS celebra Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
31/10/2024 11:23 - Abrasmercado: preço da cesta acumula alta de 2,34% no ano