Notícias ABRAS
29/05/2020 16:20 - João Sanzovo participa do GS Talks sobre impactos e tendências da covid-19 no varejo

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, participou na manhã desta sexta-feira (29), do GS Talks, encontro virtual promovido pela GS Ciência de Consumo sobre os desafios da Covid-19 e as tendências do varejo pós-pandemia. Também participaram o diretor sênior de Reabastecimento do Walmart Canadá, Rui Cunha, e o CEO da GS, Fernando Gibotti.
Gibotti abriu as apresentações fazendo um paralelo com a gripe espanhola, de 1918, e os impactos psicológicos semelhantes gerados pela covid-19 na população. E detalhou as fases vividas pela sociedade desde o início da pandemia:
- Desconfiança, na qual as pessoas começaram a achar que algo estava errado;
- Sobrevivência, que gerou a necessidade de pesquisar sobre a doença, e o medo em relação ao patrimônio financeiro;
- Segurança, quando a sociedade começa a buscar formas de adaptação, até o retorno à normalidade cotidiana.
Desafios
João Sanzovo falou da importância dos supermercados neste momento e do esforço para manter o abastecimento da população normalizado desde o início da pandemia. E da responsabilidade das atividades essenciais no desenvolvimento de protocolos de prevenção da covid-19 para garantir a segurança dos colaboradores e clientes.
Rui Cunha destacou a forte dependência do Canadá na importação como uma das principais diferenças entre o Brasil, que gerou grandes desafios no abastecimento, ocasionando até a diminuição da oferta de alguns produtos na lojas no início da pandemia no país.
Tendências
Dentre as principais mudanças no comportamento de consumo da população geradas pela pandemia, de acordo com o presidente João Sanzovo, estão as medidas de proteção, compras maiores e focadas em produtos básicos e de higiene e limpeza doméstica, além do aumento no consumo de itens que antes eram mais consumidos no final de semana, como pipoca e massa para bolos.
No caso do Canadá, Cunha incluiu ainda itens de informática para o trabalho home office, e produtos de ginástica para se exercitar em casa. Ele disse que embora o país já esteja retomando as atividades econômicas, as tendências no momento não se diferem muito do Brasil, principalmente na necessidade do consumidor se sentir seguro dentro da loja para efetuar suas compras.
Os participantes destacaram ainda o crescimento das compras online e o trabalho home office como tendências mundiais que devem continuam mesmo após a pandemia.
Clique aqui e assista o encontro virtual na íntegra.
Comunicação ABRAS
Veja mais >>>
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/2423/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País
22/09/2025 15:23 - Inteligência Artificial muda o jogo do varejo

