Notícias ABRAS
01/05/2020 11:37 - ABRAS e mais 28 entidades do varejo lançam plataforma de geração de empregos
Em um movimento pioneiro no país, 29 entidades ligadas ao varejo uniram-se para desenvolver uma plataforma online de geração de empregos no setor. Com a iniciativa, intitulada Vagas no Varejo, o segmento espera minimizar os impactos provocados pelo novo coronavírus, ao garantir a recolocação de profissionais no mercado de trabalho e preservar a atividade empresarial.
O lançamento oficial acontece hoje, em uma data emblemática: 1º de maio, Dia do Trabalho. Segundo indicadores do Ibre/FGV, a crise pode deixar até 12,6 milhões de pessoas desempregadas e contrair em cerca de 15% a renda dos trabalhadores. O projeto foi idealizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe). A ação recebeu ainda o apoio voluntário da Tegra Sistemas, responsável pela concepção da plataforma; e da Advance, que elaborou o projeto de marketing e comunicação visual.
O aplicativo Vagas no Varejo estará disponível em todas as plataformas móveis, exigindo inicialmente a conexão com a rede social ou e-mail. A ideia é estabelecer uma conexão simples e autodidática, sem as dificuldades impostas por canais tradicionais de empregos. Ao ter a conta criada, o profissional precisa somente destacar sua área de atuação, experiências anteriores e disponibilidade de horários, podendo também inserir seu currículo. As entrevistas e avaliações serão realizadas online.
As empresas interessadas em recrutar profissionais também terão uma área exclusiva no portal www.vagasnovarejo.com.br, no qual poderão cadastrar suas oportunidades. Elas serão responsáveis por excluir as vagas que forem preenchidas e assinarão um termo no qual se comprometem a não utilizar as informações dos candidatos para qualquer outra finalidade, como venda de produtos ou serviços.
Clique aqui e confira o vídeo da campanha.
Da ideia às adesões
As primeiras reuniões para discutir o movimento tiveram início no fim de março e, em apenas 15 dias, ganharam a adesão das demais entidades (veja a relação abaixo). "O Brasil está passando por um momento sem precedentes, que tem trazido muitos desafios para os empresários e trabalhadores. O Vagas no Varejo é um importante projeto que resulta da soma de forças do empresariado brasileiro na geração de oportunidades para a população. Juntos, queremos ajudar o país a passar por essa pandemia com menos danos econômicos possíveis", comenta João Sanzovo Neto, presidente da Abras.
"A redução do ritmo da economia e o desemprego são consequências inevitáveis da crise, e a retomada tende a ser muito lenta em alguns setores. Com essa estratégia, empresários e dirigentes da iniciativa privada somam esforços e competências para reverter mais rapidamente esse quadro e manter o nível de emprego e renda para muitas famílias", ressalta Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.
"A perda do capital humano é a maior perda que uma empresa pode ter. Não poderíamos ficar estáticos somente olhando tudo acontecer. Essa união do varejo é um compromisso com a sociedade para que juntos possamos superar essa fase. E a iniciativa começa agora e fica aberta a todas as empresas e candidatos para sempre", afirma Carlos Eduardo Santos, presidente da Abrappe.
Vagas no Varejo - apoio e realização
Acelera Varejo
Associação Brasileira das Agências de Propaganda (Abap)
Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico (Abafarma)
Associação Brasileira das Perfumarias Seletivas (ABPS)
Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad)
Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil)
Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan)
Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert)
Associação Brasileira de Franchising (ABF)
Associação Brasileira de Franqueados (ASBRAF)
Associação Brasileira de Logística (Abralog)
Associação Brasileira de Marcas Próprias (ABMAPRO)
Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe)
Associação Brasileira de Profissionais de Segurança (ABSEG)
Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma)
Associação Brasileira de Supermercados (Abras)
Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX)
Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (ABLOS)
Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj)
Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco)
Associação Nacional de Jornais (ANJ)
Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar)
Mulheres do Varejo
Rede Nacional de Distribuidores de Medicamentos (Redifar)
Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Material de Construção e de Material Elétrico no Estado de São Paulo (Sincomaco)
Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sincofarma)
Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi)
Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC)
União de Farmácias Brasileiras (Unifabra)
Poder do varejo brasileiro em números
O setor representa 19,24% do PIB do país;
Movimentou cerca de R$ 1,40 trilhão (crescimento real de 1,8% em 2019);
Gerou 644 mil empregos em 2019. Nos últimos cinco anos, a geração de emprego formal no Brasil é de -1,170, considerando a crise de 2015 e 2016;
1,3 milhão de empresas no comércio em 2019;
1,5 milhão de lojas e pontos de venda;
930 mil lojas virtuais.
Fonte: Scritta/Assessorias de Comunicação das entidades participantes
Atualizações: Até agora 50 mil candidatos se inscreveram na plataforma (dados do dia 8/5).

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade