Notícias ABRAS
06/04/2020 15:44 - Supermercados registram crescimento de 4,61% em fevereiro
Os supermercados brasileiros registraram crescimento real de 4,61% em fevereiro na comparação com o mês de janeiro, de acordo com o Índice Nacional de Vendas ABRAS apurado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade nacional. O resultado, já deflacionado pelo IPCA/IBGE, foi ainda maior quando comparado a fevereiro do ano anterior, 15,88%. No acumulado anual o setor registra alta de 10,35%.
“O autosserviço iniciou 2020 com um dos maiores resultados dos últimos 9 anos, 5,11%, e em fevereiro continuou bem positivo, registrando 4,61% de crescimento. Desde 2012 que não registrávamos um número tão bom para o mês. Por ser ano bissexto, fevereiro teve um dia a mais, e contou com a composição de cinco sábados. O resultado também foi influenciado pelo Carnaval, que em 2019 foi no início de março”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto.
Covid-19
O mês de março foi atípico para o setor supermercadista brasileiro, marcou o início do combate a propagação do coronavírus (covid-19) no país. O crescimento no número de casos da doença e o isolamento social orientado pelo Ministério da Saúde e seguido por governadores de diversos estados impulsionou a população nas compras de abastecimento.
“Recebemos um número de clientes acima da média de 14 a 21 de março. A maioria com o objetivo de estocar comidas para ficar mais tempo em casa. Isso deverá refletir nos resultados do mês, que serão divulgados no Índice Nacional de Vendas de abril. O movimento dos supermercados tem se normalizado, estamos trabalhando para manter as mais de 90 mil lojas funcionando e bem abastecidas. A cadeia produtiva é bastante extensa, desde o produtor até às gôndolas tem muita gente envolvida, e todos estão trabalhando normalmente. A logística segue em pleno funcionamento. Tirando alguns produtos específicos no combate da covid-19, como o álcool gel, o restante tem chegado diariamente nas lojas do setor.”
Abrasmercado
O *Abrasmercado, indicador que analisa os preços dos 35 produtos mais consumidos nos supermercados do país, registrou queda de -0,52% em fevereiro na comparação com janeiro, passando de R$ 511,58 para R$ R$ 508,92. No acumulado dos 12 meses (fevereiro 2019/fevereiro 2020), o valor da cesta cresceu 7,04%.
As maiores quedas nos preços foram registradas nos produtos: carne traseiro (alcatra, filé mignon picanha, coxão mole, patinho, entre outras), -6,45%, batata, -4,49%, pernil, -3,47%, e queijo mussarela, -2,67%. E as maiores variações positivas foram observadas nos itens: biscoito cream cracker, 45,42%, tomate, 21,44%, biscoito maisena, 15,88%, e farinha de mandioca, 9,43%.
Regiões
Em fevereiro, as únicas regiões que apresentaram aumento no valor da cesta abrasmercado foram: Nordeste, 2,16%, que passou de R$ 438,10 registrados em janeiro, para R$ 447,55, e a Norte, 0,13%, que chegou a R$ 550,44 ante R$ 549,72, apurados no mês anterior. A Região Centro-Oeste foi a que apresentou maior variação negativa, -1,48%, chegando ao valor de R$ 480,45.
*A cesta Abrasmercado não é a cesta básica, mas, sim, uma cesta composta por 35 produtos mais consumidos nos supermercados: alimentos, incluindo cerveja e refrigerante, higiene, beleza e limpeza doméstica.
Confira abaixo a tabela com o histórico do indicador Abrasmercado:
Índice de Confiança do Supermercadista
Os empresários do autosserviço estão menos otimistas em relação aos negócios, de acordo com o Índice de Confiança do Supermercadista, elaborado pela ABRAS em parceria com a GfK. Depois de uma alta, apresentada em dezembro, o indicador voltou a cair. A pesquisa registrou 57,6 pontos (numa escala de 0 a 100) na última avaliação, em fevereiro. Em dezembro, o índice estava em 63,6 pontos. Mesmo assim, o resultado continua positivo, isto é, acima dos 50 pontos, o que sinaliza boa expectativa para o ano. Os principais motivos dessa queda na confiança citados pelos supermercadistas da pesquisa estão a economia com crescimento lento e gradativo, e os impactos do coronavírus (covid-19) no mercado.
Clique aqui e veja a apresentação na íntegra
Comunicação Abras

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade