Notícias ABRAS
16/03/2020 17:58 - NOTA OFICIAL ABRAS - CORONAVÍRUS (COVID-19)
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), que representa um dos setores mais fortes da economia, com suas 27 associações estaduais, acompanha atentamente a pandemia de coronavírus (COVID-19) no Brasil e no mundo e está mobilizada no combate à propagação da doença por meio de seus colaboradores, clientes e fornecedores.
A entidade tem monitorado as lojas do país e no momento, não foi identificado nenhum problema de desabastecimento, mas sim, de reposição, devido ao maior número de clientes em algumas lojas, no final de semana. Essa situação se concentrou mais em supermercados da capital paulista e em bairros das classes A e B. Conforme observado, dentre os produtos mais adquiridos nessas lojas nos últimos dias, estão: macarrão, molho de tomate, azeite, sal, bolacha, torrada, creme de leite, leite condensado, açúcar, achocolatado em pó, café, leite, água, suco, produtos de limpeza e higiene, com destaque para o papel higiênico, e álcool gel.
Não há risco de falta de alimentos nas lojas. O setor supermercadista brasileiro opera com normalidade. Portanto, a população não precisa se preocupar, os supermercados estão preparados, inclusive, para aumentar o abastecimento, caso necessário, como já acontece em datas sazonais.
A ABRAS está atuando, por meio de um comitê, na análise do avanço do coronavírus no Brasil e na elaboração de ações de comunicação que possam conscientizar a população sobre a importância da prevenção dentro e fora das lojas, conforme orientação do Ministério da Saúde. A entidade também está em contato com a indústria para garantir a normalidade do abastecimento com segurança para a população.
Ressaltamos, ainda, que a higienização de carrinhos e cestas já acontece nas redes, conforme estabelecido na lei 13.486/2017.
Os números de vendas da entidade nacional são divulgados sempre no final de cada mês, por meio do Índice Nacional de Vendas ABRAS. Ou seja, os dados de março, serão divulgados no final de abril.
Estamos atuando em parceria com os governos estadual e federal no combate à propagação do COVID-19 pelo Brasil. Entendemos que o enfraquecimento do avanço do coronavírus deve ser o maior objetivo dos brasileiros no momento. As boas práticas na manipulação de alimentos e a higiene são fundamentais nesse processo.
O abastecimento, a saúde e a segurança dos 27 milhões de consumidores que entram nas 90 mil lojas do país diariamente, são a nossa prioridade.
Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) -16/3/2020
Clique no tema abaixo e saiba mais:
Abras e Senacon atuam contra práticas de preços abusivos de produtos de prevenção ao coronavírus

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade