Notícias ABRAS
02/06/2009 12:38 - Confiança integra 4º grupo supermercadista do Brasil
Luiz Beltramin
Agrupadas desde o mês passado, sete redes de supermercado do Interior paulista, entre elas o Grupo Confiança, formam um pool de empresas que, juntas, foram responsáveis por um faturamento que superou a cifra de R$ 3 bilhões, no ano passado, conforme ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O número foi citado pela revista “Super Hiper”, especializada no segmento, em sua edição de maio.
As integrantes da recém-criada Rede São Paulo são Confiança (Bauru), Avenida (Assis), Jaú Serve (Jaú), Pague Menos (Nova Odessa), Russi (Jundiaí), Savegnago (Sertãozinho) e Sempre Vale (Limeira). As três maiores redes supermercadistas do País são o Pão de Açúcar, o Carrefour e o Wal-Mart. A rede GBarbosa, de Sergipe, passou para a quinta posição com a criação da Rede São Paulo.
As sete empresas seguem com suas operações de forma particular, pondera João Carlos dos Santos, gerente administrativo dos supermercados Confiança. Ou seja, não se trata de fusão, e sim de uma parceria, ele diferencia. “O principal intuito é compartilhar as experiências dos associados, suas práticas operacionais e de gestão”, define o gerente, que também enumera, entre as metas do grupo, uma maior oportunidade de aperfeiçoamento entre os participantes, que, com a parceria, congregam contingente de funcionários que ultrapassa a marca de 15 mil.
“Também contribuir para a formação de seus colaboradores através de palestras, cursos, workshops, garantindo assim qualidade no atendimento e a busca cada vez maior de competitividade e excelência profissional”, enfatiza.
Segundo Santos, o grupo, solidificado em maio, é discutido pelas lideranças aglutinadas desde o ano passado. Uma das maiores motivações para a parceria, enfatiza o gerente, é a melhora na qualidade geral dos serviços prestados pelas empresas. “Os clientes deverão perceber a melhora, além de adquirir itens exclusivos na categoria de importados. Um dos objetivos da Rede São Paulo é possuir marca exclusiva nesse segmento”, acrescenta.
Estratégia operacional
Otimização em preços junto a fornecedores, principalmente no segmento de importados, além de facilidade na aquisição de material estrutural para os estabelecimentos, é um dos benefícios do associativismo entre empresas do mesmo segmento em diferentes regiões, afirma o diretor regional da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Erlon Carlos Ortega.
“A Apas vê a iniciativa com bons olhos”, endossa. “A parceria não influenciará na gestão de cadaempresa, mas servirá como importante ferramenta na troca de experiências e informações”, ressalta o dirigente. Ele cita que grande parte das compras conjuntas feitas por grupos varejistas restringem-se a aquisições de material, como embalagens ou uniformes para funcionários.
O recém-criado grupo abrange 53 cidades do Estado, com 115 lojas, e atende a mais de 7,5 milhões de consumidores por mês. “São empresas amigas, e não concorrentes, pois atuam em regiões diferentes, que se unem também para a redução de custos operacionais”, diferencia. “O maior foco não é nem a compra de mercadorias, e sim a melhoria de gestão”, comenta o diretor regional da Apas.
Veículo: Jornal da Cidade - Bauru
Veja mais >>>
18/12/2025 08:50 - Abrasmercado: queda de preços perde intensidade em novembro, apesar de novo recuo da cesta (0,05%)18/12/2025 11:23 - Consumo das famílias mantém ritmo e cresce 4,97% na comparação anual, aponta ABRAS
10/12/2025 11:41 - ABRAS promove jantar exclusivo durante a NRF 2026 em Nova York
27/11/2025 17:33 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 4,33% na comparação anual, aponta ABRAS
17/11/2025 15:54 - Se é pra por mais comida na mesa do trabalhador, tá valendo!
12/11/2025 13:47 - Atualização do PAT traz eficiência e beneficia consumidores e empresas
12/11/2025 09:43 - Cencosud alcança crescimento de 5,1% em sua receita no 3T25
10/11/2025 16:14 - ABRAS celebra o Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
11/11/2025 16:06 - MAIS ALIMENTAÇÃO, MENOS INTERMEDIAÇÃO
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país


