Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

02/06/2009 12:38 - Confiança integra 4º grupo supermercadista do Brasil

Luiz Beltramin



Agrupadas desde o mês passado, sete redes de supermercado do Interior paulista, entre elas o Grupo Confiança, formam um pool de empresas que, juntas, foram responsáveis por um faturamento que superou a cifra de R$ 3 bilhões, no ano passado, conforme ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O número foi citado pela revista “Super Hiper”, especializada no segmento, em sua edição de maio.

 

As integrantes da recém-criada Rede São Paulo são Confiança (Bauru), Avenida (Assis), Jaú Serve (Jaú), Pague Menos (Nova Odessa), Russi (Jundiaí), Savegnago (Sertãozinho) e Sempre Vale (Limeira). As três maiores redes supermercadistas do País são o Pão de Açúcar, o Carrefour e o Wal-Mart. A rede GBarbosa, de Sergipe, passou para a quinta posição com a criação da Rede São Paulo.

 

As sete empresas seguem com suas operações de forma particular, pondera João Carlos dos Santos, gerente administrativo dos supermercados Confiança. Ou seja, não se trata de fusão, e sim de uma parceria, ele diferencia. “O principal intuito é compartilhar as experiências dos associados, suas práticas operacionais e de gestão”, define o gerente, que também enumera, entre as metas do grupo, uma maior oportunidade de aperfeiçoamento entre os participantes, que, com a parceria, congregam contingente de funcionários que ultrapassa a marca de 15 mil.

 

“Também contribuir para a formação de seus colaboradores através de palestras, cursos, workshops, garantindo assim qualidade no atendimento e a busca cada vez maior de competitividade e excelência profissional”, enfatiza.

 

Segundo Santos, o grupo, solidificado em maio, é discutido pelas lideranças aglutinadas desde o ano passado. Uma das maiores motivações para a parceria, enfatiza o gerente, é a melhora na qualidade geral dos serviços prestados pelas empresas. “Os clientes deverão perceber a melhora, além de adquirir itens exclusivos na categoria de importados. Um dos objetivos da Rede São Paulo é possuir marca exclusiva nesse segmento”, acrescenta.

 

Estratégia operacional

 

Otimização em preços junto a fornecedores, principalmente no segmento de importados, além de facilidade na aquisição de material estrutural para os estabelecimentos, é um dos benefícios do associativismo entre empresas do mesmo segmento em diferentes regiões, afirma o diretor regional da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Erlon Carlos Ortega.

 

“A Apas vê a iniciativa com bons olhos”, endossa. “A parceria não influenciará na gestão de cadaempresa, mas servirá como importante ferramenta na troca de experiências e informações”, ressalta o dirigente. Ele cita que grande parte das compras conjuntas feitas por grupos varejistas restringem-se a aquisições de material, como embalagens ou uniformes para funcionários.

 

O recém-criado grupo abrange 53 cidades do Estado, com 115 lojas, e atende a mais de 7,5 milhões de consumidores por mês. “São empresas amigas, e não concorrentes, pois atuam em regiões diferentes, que se unem também para a redução de custos operacionais”, diferencia. “O maior foco não é nem a compra de mercadorias, e sim a melhoria de gestão”, comenta o diretor regional da Apas.

 

Veículo: Jornal da Cidade - Bauru

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>