Notícias ABRAS
30/12/2019 15:01 - ABRAS: Setor supermercadista espera vendas mais aquecidas no verão 2020
* Roberto Nunes
![]() |
|
|
"Este movimento é reflexo do desempenho do varejo em 2019, que foi o melhor ano para o setor de supermercados desde 2014, porque não registramos nenhum número negativo", analisa o presidente da Abras, João Sanzovo Neto. "A recuperação tem acontecido de forma gradual e começou a ser sentida mais no segundo semestre, com melhora do nível de emprego, aumento da confiança de empresários e consumidores e reação positiva da indústria."
Vendas por seções
A cesta de bebidas é uma das mais favorecidas durante a temporada de verão, período que concentra outra importante ocasião para o varejo: o carnaval. Para o verão 2020, o varejo espera um salto de 14,3% nas vendas de cerveja, categoria que também liderou as expectativas na pesquisa anterior. Por essa razão, 73% dos respondentes pretendem comprar mais cerveja para reforçar seus estoques. Na sequência, considerando as principais apostas de crescimento acima de dois dígitos, estão a água mineral, 13,1%, suco, 12,1%, espumante , 12%, e energéticos, 11%.
Dentre os alimentos leves que são consumidos nessa época de calor, o sorvete e o queijo são os itens com maiores expectativas de crescimento de vendas, com respectivas altas esperadas de 11,9% e 11,8%. Completam essa relação os iogurtes e a massa instantânea, ambos com previsão de crescimento de 9,9%, os pratos prontos 7,7% e as sobremesas prontas gelificadas, 6,7%.
O levantamento da Abras também contempla a cesta de higiene e beleza, outra seção que é impulsionada durante o verão. Neste campo, a principal aposta de crescimento está relacionada à categoria de protetor solar, cuja expectativa está em 14%. Na pesquisa anterior, este item ocupava a segunda posição. Na sequência, estão os cremes depilatórios, 12,1%, e os repelentes, 11,5%. O bronzeador, 10,4%, e o pós-xampu, 10,1%, completam a lista de crescimento esperado acima de dois dígitos.
Em relação às ações esperadas por parte das indústrias para incrementar as vendas, as promoções permanecem sendo apontadas como a principal para 82% dos supermercadistas, seguidas por ações nos pontos de venda, 64%, e apoio para tabloide 48%, ações de merchandising, 45%, atendimento especializado, 27%, e lançamentos de produtos, 25%, conforme revela o levantamento da Abras, que contou com a participação de quase cem empresas supermercadistas.
Clique aqui e veja a pesquisa na íntegra
*Roberto Nunes é editor da Revista SuperHiper, publicação oficial do setor supermercadista.

Veja mais >>>
24/07/2025 12:19 - Abrasmercado: cesta de 35 produtos recua 0,43% em junho, após nove meses de alta24/07/2025 12:14 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,63% no semestre, aponta ABRAS
26/06/2025 12:09 - Consumo nos Lares Brasileiros tem alta de 2,04% em maio, aponta ABRAS
26/06/2025 11:55 - AbrasMercado: arroz e feijão acumulam queda em 12 meses, mas cesta segue em alta em maio
13/06/2025 09:50 - Resíduos sólidos: de passivos a ativos das empresas
09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS
06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional