Notícias ABRAS
30/12/2019 15:01 - ABRAS: Setor supermercadista espera vendas mais aquecidas no verão 2020
* Roberto Nunes
![]() |
|
|
|
"Este movimento é reflexo do desempenho do varejo em 2019, que foi o melhor ano para o setor de supermercados desde 2014, porque não registramos nenhum número negativo", analisa o presidente da Abras, João Sanzovo Neto. "A recuperação tem acontecido de forma gradual e começou a ser sentida mais no segundo semestre, com melhora do nível de emprego, aumento da confiança de empresários e consumidores e reação positiva da indústria."
Vendas por seções
A cesta de bebidas é uma das mais favorecidas durante a temporada de verão, período que concentra outra importante ocasião para o varejo: o carnaval. Para o verão 2020, o varejo espera um salto de 14,3% nas vendas de cerveja, categoria que também liderou as expectativas na pesquisa anterior. Por essa razão, 73% dos respondentes pretendem comprar mais cerveja para reforçar seus estoques. Na sequência, considerando as principais apostas de crescimento acima de dois dígitos, estão a água mineral, 13,1%, suco, 12,1%, espumante , 12%, e energéticos, 11%.
Dentre os alimentos leves que são consumidos nessa época de calor, o sorvete e o queijo são os itens com maiores expectativas de crescimento de vendas, com respectivas altas esperadas de 11,9% e 11,8%. Completam essa relação os iogurtes e a massa instantânea, ambos com previsão de crescimento de 9,9%, os pratos prontos 7,7% e as sobremesas prontas gelificadas, 6,7%.
O levantamento da Abras também contempla a cesta de higiene e beleza, outra seção que é impulsionada durante o verão. Neste campo, a principal aposta de crescimento está relacionada à categoria de protetor solar, cuja expectativa está em 14%. Na pesquisa anterior, este item ocupava a segunda posição. Na sequência, estão os cremes depilatórios, 12,1%, e os repelentes, 11,5%. O bronzeador, 10,4%, e o pós-xampu, 10,1%, completam a lista de crescimento esperado acima de dois dígitos.
Em relação às ações esperadas por parte das indústrias para incrementar as vendas, as promoções permanecem sendo apontadas como a principal para 82% dos supermercadistas, seguidas por ações nos pontos de venda, 64%, e apoio para tabloide 48%, ações de merchandising, 45%, atendimento especializado, 27%, e lançamentos de produtos, 25%, conforme revela o levantamento da Abras, que contou com a participação de quase cem empresas supermercadistas.
Clique aqui e veja a pesquisa na íntegra
*Roberto Nunes é editor da Revista SuperHiper, publicação oficial do setor supermercadista.
Veja mais >>>
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/2423/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País
22/09/2025 15:23 - Inteligência Artificial muda o jogo do varejo


