Notícias ABRAS
30/08/2019 11:59 - Supermercados acumulam crescimento de 2,85% nas vendas
As vendas do autosserviço brasileiro seguem em alta. De janeiro a julho, o setor registrou 2,85% de crescimento real - deflacionado pelo IPCA/IBGE, de acordo com o Índice Nacional de Vendas (INV), da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), divulgado hoje (30). No último mês, a alta foi de 1,35% na comparação com junho, e de 4,12% em relação a julho de 2018.
Para o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, o resultado dos últimos sete meses reforça as expectativas do setor de terminar 2019 com crescimento de, pelo menos, 3%, projetados pela entidade desde o começo do ano. "Julho teve um dia a mais que junho e, no ano passado, o mês de julho foi impactado pela paralisação dos caminhoneiros. Já o acumulado se aproxima das nossas expectativas iniciais e mostra leve aquecimento no consumo. Com a injeção de mais dinheiro na economia, advindos da antecipação do 13º dos aposentados, do FGTS e do PIS/PASEP, estamos otimistas para os próximos meses."
O setor supermercadista fechou o primeiro semestre com alta real de 2,64%, de acordo com o INV, divulgado no final de julho pela entidade nacional.
João Sanzovo comentou ainda sobre a Semana do Brasil, iniciativa do governo federal em parceria com diversas entidades dos setores de comércio e serviços, incluindo a ABRAS, que acontece de 6 a 15 de setembro, com o intuito de incentivar o consumo e melhorar os números da economia, por meio de diversas promoções no comércio varejista de todo o Brasil. "As nossas expectativas são as melhores, e essa ação vem em boa hora, e em um mês que não tinha tradição de fortes vendas. Estamos mobilizando os supermercados, por meio de nossas associações estaduais, e esperamos gerar bons resultados no setor."
Abrasmercado
No mês de julho, o indicador Abrasmercado, que identifica as oscilações de preços dos 35 produtos mais consumidos nas lojas supermercadistas, registrou queda de -0,67%, passando de R$ 487,10 para R$ 483,84, e alta de 4,19% na comparação com julho de 2018. De acordo com a GfK, responsável pela apuração do Abrasmercado, as maiores quedas foram registradas nos produtos: tomate, -9,64%, batata, -5,98%, farinha de mandioca, -5,39%, e feijão, -4,14%. As principais altas nos preços foram identificadas nos itens: cebola, 24,08%, xampu, 3,57%, pernil, 3,46%, e carne dianteiro, 1,74%.
Regiões
Em julho, todas as regiões brasileiras apresentaram queda na cesta Abrasmercado. As maiores variações negativas foram registradas na Região Centro-Oeste, -1,29%, com o valor de R$ 449,29, resultado impulsionado, principalmente, por Cuiabá, -2,35%, e na Sudeste, -0,75%, que chegou a R$ 467,82, influenciado pela Grande Vitória, que registrou queda de -2,72%.
Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.
Confira abaixo o Abrasmercado por regiões:
Redação Portal ABRAS

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade