Notícias ABRAS
21/03/2019 12:17 - Varejistas e consumidores aprovam programas de recompensa
Por Adriana Silvestrini, do Rio de Janeiro
Roberto Chade da Dotz
O desafio de ser empreendedor no Brasil foi a primeira fala de Roberto Chade, CEO da Dotz, que palestrou durante a Convenção Abras 2019.
Ele conta que a Dotz nasceu do seu desejo de ser empreendedor na garagem na casa dos pais dele. Há 20 anos, a empresa surgiu com o único objetivo de entender o comportamento de compras do consumidor. “A gente já sabia que entender o comportamento do shopper era o nome do jogo. E uma forma de conhecer o consumidor seria criando um programa de recompensa”, conta.
A empresa foi fundada em 2000 e centrou no varejo físico em 2009. Atualmente, a Dotz faz parcerias com 30 supermercados no Brasil. Chade conta que quando começou seu negócio de programa de pontos, o consumidor brasileiro frequentava uma média de seis ou sete pontos de venda diferentes para realizar a compra de supermercado. “No ano passado, novos estudos apontam que, hoje, ele vai de 11 a 12 lugares. Então, a concorrência aumentou demais e as opções dos consumidores idem”, afirma o executivo.
Diante da plateia, Chade indagou os varejistas como fazer com que o consumidor frequente cada vez mais a sua loja e não a do vizinho. Ele mesmo responde que isso envolve uma série de fatores e a Dotz pode ser uma das ferramentas nesse processo de captura e fidelização do consumidor. O executivo informa que, atualmente, há 40 milhões de clientes que possuem os programas da Dotz no Brasil, gerando mais de R$ 670 milhões de compras identificadas no varejo. “Por dia, são aproximadamente 500 mil usuários fazendo compras nos supermercados parceiros da Dotz e alimentando nosso processo de inteligência, o qual retornaremos com dados para os varejistas”, afirma Chade.
Chade relembra que a Dotz acaba de comprar seu único concorrente, a Netpoints, e aproveita para lançar a nova solução da empresa chamada de 24x7 (24 horas, 7 dias da semana). A solução tem por objetivo entender porque o melhor cliente deixou de comprar naquela loja e, imediatamente, ir atrás dele para criar uma ação para ele voltar ao mesmo ponto de venda. São quatro soluções: aquisição de clientes, blindagem dos melhores clientes, aumento de gasto e reativação. Em abril, a 24x7 já estará disponível aos varejistas.
Redação Portal ABRAS
Veja mais >>>
19/12/2024 14:27 - AbrasMercado: carnes puxam alta da cesta pelo 3º mês consecutivo19/12/2024 14:20 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 7% em novembro, aponta ABRAS
28/11/2024 17:17 - Cesta de Natal: ABRAS projeta crescimento de 12% no consumo
28/11/2024 14:55 - Cesta AbrasMercado sobe 2,44% em outubro
28/11/2024 14:19 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 3,5% em outubro, aponta ABRAS
28/11/2024 11:00 - ABRAS divulga nota sobre o anúncio das medidas de ajuste fiscal do governo
17/10/2024 08:30 - Dia dos Supermercados: é hoje a nossa super live!
28/10/2024 10:05 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
30/10/2024 10:20 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo
30/10/2024 08:25 - É hoje! ABRAS e ACESU realizam evento estratégico para o setor supermercadista cearense
08/11/2024 15:22 - É amanhã! Dia dos Supermercados promete grande movimentação nas lojas
10/11/2024 10:01 - Dia dos Supermercados movimenta todas as lojas do varejo alimentar do País
08/11/2024 10:38 - ABRAS propõe reformulação do PAT
04/11/2024 09:21 - ABRAS celebra Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
31/10/2024 11:23 - Abrasmercado: preço da cesta acumula alta de 2,34% no ano