Notícias ABRAS
20/03/2019 17:44 - Fundo de investimentos: sua empresa está preparada?
Por Giseli Cabrini, do Rio de Janeiro
Desmistificar a realização de parcerias entre varejistas e fundos de investimentos e apresentar dicas sobre como esse tipo de “casamento” pode ser benéfico para os dois lados. Estes foram os objetivos centrais do painel que abordou o tema durante a 53ª edição da Convenção Abras.
“O varejo representa uma parcela muito importante da economia brasileira e isso é muito atrativo para os fundos de investimento”, disse o moderador dos debates, Alexandre Alvim, executivo da GEF Capital Partners.
Os executivos de grandes fundos de investimentos que participaram das discussões foram unânimes: não é o tamanho do negócio que importa na hora de atrair o interesse nesse tipo de parceria, mas o potencial de criação de valor e, sobretudo, como em qualquer relacionamento, o alinhamento de interesses e objetivos no sentido de ampliar a rentabilidade do negócio.
“O tamanho é muito mais do sonho do que da largada”, disse o managing diretor da Advent International, Wilson Rosa. Em junho do ano passado, a Advent, um dos maiores e mais experientes investidores globais de private equity, e o Walmart no Brasil anunciaram uma parceria a fim de fortalecer as operações da varejista no País no longo prazo. Sob os termos do acordo, a Advent International passou a ter uma participação de 80% do Walmart Brasil.
Segundo Frances Fukuda, executiva da Warburg Pincus, fundo de private equity que tem entre suas parceiras varejistas a rede Petz, operações como essa demandam um processo de due diligence bastante intenso, a fim de materializar o retorno financeiro esperado para os dois lados. Trata-se de um processo voltado a conhecer em detalhes a real situação de um negócio para que todos (ou quase todos) os riscos sejam avaliados e mensurados.
Em relação a contratação ou não de um advisor (conselheiro) para operações desse perfil, segundo os executivos isso pode ser benéfico desde que o profissional seja, de fato, competente. Mas, em geral, o melhor é que o empreendedor busque ele mesmo o fundo. “O olho no olho é fundamental. Converse com algumas empresas. Os fundos de investimento adoram receber empreendedores. Eles vivem de relacionamento”, disse o diretor de Criação de Valor da Actis, Nelson Bechara. Entre as parceiras da Actis na área de varejo, está a Companhia Sulamericana de Distribuição (CSD), empresa advinda da fusão entre os Supermercados São Francisco e os Supermercados Cidade Canção.
Redação Portal ABRAS

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade