Notícias ABRAS
20/03/2019 12:45 - O supermercado do futuro será baseado em dados e tecnologia
Por Adriana Silvestrini do Rio de Janeiro
Alberto Serrentino da Varese Retail Eduardo Terra da SBVC
Com olhos e ouvidos muito atentos, os supermercadistas presentes à Convenção Abras 2019 acompanharam as ideias e valiosos conceitos trazidos por Alberto Serrentino, consultor e fundador da Varese Retail, e Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).


Em sua apresentação, Serrentino deu o recado: “Vamos ter que ter negócios genuinamente obcecados no cliente”. Ele bate na tecla de que o varejo terá que estar, cada vez mais, centrado no cliente. Segundo o especialista, os varejistas terão que entender como as pessoas se comportam, suas jornadas de compra e o que acontece com o cliente antes, durante e depois de seus processos de compras. “Se as empresas não conseguirem entender como os clientes se comportam até chegar a loja, pode ser que alguém que o entenda, capture esse consumidor”, alerta o consultor.
Um importante aliado para esse entendimento é a captura e, especialmente, o uso de informações dos clientes. “Não dá para capturar dados somente quando as pessoas fazem as compras. O desafio e a necessidade é capturar dados quando as pessoas não estão em contato com as marcas. Isso é muito mais desafiador e vai exigir uma inteligência mais analítica. As empresas vão precisam ter estruturas muito mais horizontais e mais ágeis. A principal mudança do supermercado do futuro não vai ser a cara da loja, vai ser o papel dela no modelo de negócio diferente”, conclui.
Na sequência, Eduardo Terra, presidente da SBVC, propôs a todos fazerem o exercício estratégico de olhar para frente e pensar como será o supermercado do futuro. “A gente tem certeza que ele será bem diferente do que é hoje. Um bom exemplo é o que está acontecendo na China, que está dois, três anos à frente dos Estados Unidos em termos de mercado de consumo.”
Terra também chama atenção para dados e tecnologia. “Dados estão em todos os lugares e é possível capturá-los em todos os pontos de contato”, reforçou. Ele cita pesquisa do Google que aponta que, em média, por dia os brasileiros acessam 150 vezes o celular. “Dados vencem as opiniões. O supermercado do futuro será baseado em dados e tecnologia”, enfatiza Terra.
Redação Portal ABRAS
Veja mais >>>
10/12/2025 11:41 - ABRAS promove jantar exclusivo durante a NRF 2026 em Nova York27/11/2025 17:33 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 4,33% na comparação anual, aponta ABRAS
17/11/2025 15:54 - Se é pra por mais comida na mesa do trabalhador, tá valendo!
12/11/2025 13:47 - Atualização do PAT traz eficiência e beneficia consumidores e empresas
12/11/2025 09:43 - Cencosud alcança crescimento de 5,1% em sua receita no 3T25
10/11/2025 16:14 - ABRAS celebra o Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
11/11/2025 16:06 - MAIS ALIMENTAÇÃO, MENOS INTERMEDIAÇÃO
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar

