Notícias ABRAS
20/03/2019 11:36 - Tecnologia como aliada para simplificar a jornada de compra
Por Giseli Cabrini
Frederico Santos do Sonae
Tecnologia não como solução, mas como uma aliada no processo de simplificação da jornada de compra diante dos desafios impostos pelo cliente multicanal. Esse é o conceito que permeia toda a estratégia da portuguesa Sonae MC, que atua, principalmente, no varejo alimentar sob a bandeira Continente.

“O que os clientes querem é uma jornada de compra tão acessível e simplificada quanto as experiências que eles estão tendo com transporte, como é o caso do Uber, e com o entretenimento, com a Netflix”, disse o diretor de Transformação Digital da divisão Sonae MC, Frederico Santos.
Portanto, segundo o executivo, não basta oferecer uma experiência de compra excelente nos ambientes físico e digital, mas fazer com que esse padrão de excelência esteja presente em experiências integradas que cubram todos os pontos de contato com o cliente.
Dessa forma, os projetos da divisão MC Sonae estão estruturados sob alguns pilares, como o uso de aplicativos que proporcionam experiências de compra diferenciadas, tanto no uso da utilização do cartão fidelidade da bandeira quanto da própria ferramenta, o Continente Siga. No caso desta solução, trata-se de um aplicativo disponível para Android e Iphone integrado a comando de voz e outros recursos de inteligência artificial que permitem agilizar o processo de elaboração de listas de compras e também compartilhá-las entre pessoas de uma mesma família no ponto de venda.
Outra aposta da rede é o conceito de click & go para o comércio eletrônico, que beneficia tanto o consumidor, quanto o varejo no sentido de que a retirada dos produtos é feita no ponto de venda físico. Segundo Santos, todas as soluções envolvem, diretamente, o cliente que participa ativamente de todas as etapas de desenvolvimento das ferramentas. Outros conceitos utilizados são mentalidade experimental (começar de forma modesta e, aos poucos, realizar ajustes) e agilidade para operar com equipes pequenas multidisciplinares 100% comprometidas com resultados.
Santos foi um dos palestrantes da 53ª edição da Convenção Abras que acontece de 19 a 21 de março, no Riocentro, no Rio de Janeiro, em conjunto com a 2ª Abrastech, Exposição de Tecnologia. O evento, que traz o tema “O consumidor transformando o varejo”, é considerado um dos maiores encontros de líderes supermercadistas do Brasil e sua realização acontece em parceria com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), durante a 31ª edição da Super Rio Expofood.
Redação Portal ABRAS
Veja mais >>>
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/2423/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País
22/09/2025 15:23 - Inteligência Artificial muda o jogo do varejo


