Notícias ABRAS
07/03/2019 14:41 - Sazonalidade deve sustentar alta nas vendas dos surpermercados este ano
Após apresentar crescimento corroído pela inflação nos últimos anos, o setor de supermercados registra avanço real de 2,95% nas vendas de janeiro sobre um ano antes. Com a perspectiva de melhora no volume comercializado nos períodos de maior apelo sazonal, os varejistas esperam alta real de 3% em 2019.
“Janeiro é um mês de férias e muitas pessoas acabam ficando mais tempo em casa, o que contribui para um aumento no consumo. Em algumas redes, a compra de material escolar é outro fator que auxilia no crescimento das vendas. Sabemos que a volta do consumo será gradual, mas estamos confiantes para os próximos meses, e o resultado de janeiro é um bom sinal”, argumentou o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto
Segundo o balanço realizado pela entidade, o acumulado do ano até o mês de janeiro de 2019 também apresentou incremento de 2,95% nas vendas. No que diz respeito à comparação mensal, houve retração de 22,07% no volume comercializado – saldo gerado principalmente pelos efeitos sazonais do Natal e Ano Novo.
Para o sócio diretor da GS&Consult, Alexandre van Beeck, o desempenho do setor de supermercados se sustentará em parte pela “força” de datas comemorativas no varejo e dos formatos de loja de atacarejo, os quais ganharam projeção no período de crise econômica. “Por conta das férias, o consumo naturalmente tende a ficar maior nessa época. Além disso, acredito que as grandes redes supermercadistas, como GPA e Carrefour, estão focando ainda muito no formato de atacarejo, com um movimento de expansão intenso”, afirmou Beeck. Ainda de acordo com ele, em virtude da crise econômica, muitos consumidores devem manter seus hábitos de compra e optar pelo formato em algumas ocasiões. “Uma grande massa de consumidores ainda está um pouco com o pé atrás em determinadas categorias de produtos”, declarou ele.
Na mesma perspectiva de raciocínio, o superintendente da Abras, Marcio Milan, diz que o atacarejo deve ser o carro-chefe no processo de retomada do setor supermercadista. “Acreditamos em um cenário de otimismo para o ano de 2019, se olharmos para a taxa de crescimento de 2,95% apresentada em janeiro, percebemos um número superior ao verificado nos últimos dois anos. Nesse sentido, as principais marcas do varejo têm como uma das prioridade o plano de expansão tanto das redes de atacarejos assim como as bandeiras regionais”, declarou o dirigente.
Mais recursos
Para o sócio-fundador da consultoria empresarial Goakira, José Fugice, o resultado direto desse aumento no fluxo de consumidores nos supermercados em 2019 poderá ser verificado no nível de aporte das redes em suas estruturas. “Em virtude desse reaquecimento gradual de mercado, podemos observar neste ano maiores investimento na ampliação de lojas, abertura de novas unidades e também contratação de funcionários”, argumentou ele.
Ainda segundo ele, o consumidor está procurando neste momento equalizar os gastos entre os produtos de necessidade básica e aqueles considerados como supérfluos.
Fonte: DCI
Veja mais >>>
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/2423/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País
22/09/2025 15:23 - Inteligência Artificial muda o jogo do varejo


