Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

06/02/2019 16:44 - Só atacarejo avança na venda de alimentos

Apesar da gradual recuperação da economia, as vendas dos supermercados e hipermercados encolheram no ano passado, segundo a consultoria Nielsen. Ainda em busca de preço, o consumidor preferiu fazer as compras de alimentos nas lojas de atacarejo - atacadistas que vendem também ao cliente final.

Segundo a Nielsen informou ontem, o atacarejo teve alta nas vendas de 13,9% em valor e de 12,8% em volume em 2018 sobre o ano anterior, enquanto nos supermercados houve queda de 2,6% no faturamento e de 2,7% em volume.

 

O desempenho dos hipermercados foi pior: retração de 5,9% em valor e de 6,4% em volume. A pesquisa envolveu 191 categorias de produtos e considera a taxa nominal de crescimento (sem descontar a inflação).

 

As lojas de vizinhança, chamados de "mercadinhos", apuraram recuo de 1% em valor e 2% em volume no ano passado.

 

Ainda ontem, a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) também publicou dados referentes às vendas de supermercados, hipermercados e atacadistas em 2018, mas a entidade não abre desempenho por segmento. As associadas da entidade são donas também de grandes redes de atacarejo, como Atacadão, do grupo Carrefour, e Assaí, do GPA.

 

Considerando todos os segmentos, diz a Abras, as vendas do negócio alimentar tiveram alta real de 2% em 2018 - abaixo dos 3% previstos inicialmente. "A economia teve dificuldade de se recuperar. O ano não teve o fôlego que esperávamos, com efeito da paralisação dos caminhoneiros e das instabilidades políticas", disse João Sanzovo Neto, presidente da Abras.

 

A associação observou que, embora tenha sido frustrada a estimativa inicial, a taxa de 2% representa a maior expansão real do segmento desde 2015. Para este, a Abras estima elevação real de 3%.

Apenas em dezembro do ano passado, as vendas reais subiram 3,93% sobre 2017. Em relação a novembro, a expansão foi de 21,13% - em dezembro há o efeito das vendas natalinas.

 

Fonte: Valor Econômico 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>