Notícias ABRAS
31/01/2019 12:08 - Plataforma online é lançada para incentivar consumo de vinho no Brasil
Você sabia que o vinho tem poderosas propriedades antioxidantes, melhora o sistema cardiovascular e o humor e pode ser consumidor em qualquer época do ano em diversas ocasiões? Branco, rosé, tinto, brut, demi-sec, suave, em drinks como a sangria... tem para todos os gostos e tipos de harmonizações.
É essa a mensagem que uniu toda a cadeia produtiva e de comercialização de vinhos numa só campanha: incentivar o consumo e a cultura do vinho no Brasil. Promovida pelas entidades ABBA (Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Bebidas), Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), além de profissionais de diferentes áreas, o Pró-Vinho vai disponibilizar uma plataforma online para divulgar e compartilhar informações de mercado para favorecer o aumento do consumo.
O Brasil é hoje o 17° no ranking de países consumidores no mundo, com cerca de com 0,338 bilhões de litros ao ano (cerca de 1,9 litro per capita/ ano), bem atrás de países como os Estados Unidos, que consomem 3,2 bilhões de litros ao ano. São menos de 30 milhões de brasileiros (num universo de 180 milhões com mais de 18 anos, que podem beber) que consomem vinho ao menos uma vez por mês.
Segundo Adílson Carvalho Júnior, presidente do conselho deliberativo da Abba, o consumo de vinhos no Brasil está estagnado há anos, mesmo com o aumento da produção. “Nosso país ainda é muito cervejeiro, tem um apelo muito forte e que acaba sendo um concorrente muito forte do setor. A gente está começando a aprender a tomar vinho branco, rosé (em clima tropical)”, ressalta.
Do total consumido no Brasil, cerca de 65% são de vinhos nacionais e 35% importados. Além do aumento da produção brasileira, com o crescimento de áreas de cultivo de uva em diferentes partes do país, a preferência nacional também é impulsionada pelos preços: a carga tributária dos vinhos importados chega até a 65%. Além disso, de acordo com Carvalho Júnior, a burocracia, lentidão dos portos e a concorrência com a cerveja – que ainda é uma preferência do brasileiro – dificultam o acesso aos produtos importados.
“Importar aqui no Brasil não é fácil, porque o sistema não colabora para que a importação seja algo que flua melhor, tem ainda a alta carga de impostos, que é um produto que deveria ser como em outros países, com uma tributação melhor”, completa.
A agricultura familiar é base da cadeia produtiva, voltada para a produção de vinhos e sucos de uva, com 15 mil famílias no Rio Grande do Sul e cerca 5 mil famílias em Santa Catarina, os maiores polos agrícolas de uva do país.
Fonte: Globo Rural
Veja mais >>>
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/2423/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País
22/09/2025 15:23 - Inteligência Artificial muda o jogo do varejo


