Notícias ABRAS
31/01/2019 12:08 - Plataforma online é lançada para incentivar consumo de vinho no Brasil
Você sabia que o vinho tem poderosas propriedades antioxidantes, melhora o sistema cardiovascular e o humor e pode ser consumidor em qualquer época do ano em diversas ocasiões? Branco, rosé, tinto, brut, demi-sec, suave, em drinks como a sangria... tem para todos os gostos e tipos de harmonizações.
É essa a mensagem que uniu toda a cadeia produtiva e de comercialização de vinhos numa só campanha: incentivar o consumo e a cultura do vinho no Brasil. Promovida pelas entidades ABBA (Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Bebidas), Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), além de profissionais de diferentes áreas, o Pró-Vinho vai disponibilizar uma plataforma online para divulgar e compartilhar informações de mercado para favorecer o aumento do consumo.
O Brasil é hoje o 17° no ranking de países consumidores no mundo, com cerca de com 0,338 bilhões de litros ao ano (cerca de 1,9 litro per capita/ ano), bem atrás de países como os Estados Unidos, que consomem 3,2 bilhões de litros ao ano. São menos de 30 milhões de brasileiros (num universo de 180 milhões com mais de 18 anos, que podem beber) que consomem vinho ao menos uma vez por mês.
Segundo Adílson Carvalho Júnior, presidente do conselho deliberativo da Abba, o consumo de vinhos no Brasil está estagnado há anos, mesmo com o aumento da produção. “Nosso país ainda é muito cervejeiro, tem um apelo muito forte e que acaba sendo um concorrente muito forte do setor. A gente está começando a aprender a tomar vinho branco, rosé (em clima tropical)”, ressalta.
Do total consumido no Brasil, cerca de 65% são de vinhos nacionais e 35% importados. Além do aumento da produção brasileira, com o crescimento de áreas de cultivo de uva em diferentes partes do país, a preferência nacional também é impulsionada pelos preços: a carga tributária dos vinhos importados chega até a 65%. Além disso, de acordo com Carvalho Júnior, a burocracia, lentidão dos portos e a concorrência com a cerveja – que ainda é uma preferência do brasileiro – dificultam o acesso aos produtos importados.
“Importar aqui no Brasil não é fácil, porque o sistema não colabora para que a importação seja algo que flua melhor, tem ainda a alta carga de impostos, que é um produto que deveria ser como em outros países, com uma tributação melhor”, completa.
A agricultura familiar é base da cadeia produtiva, voltada para a produção de vinhos e sucos de uva, com 15 mil famílias no Rio Grande do Sul e cerca 5 mil famílias em Santa Catarina, os maiores polos agrícolas de uva do país.
Fonte: Globo Rural

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade