Notícias ABRAS
31/10/2018 16:01 - Vendas de supermercados no Brasil sobem 0,5% em setembro, diz Abras
As vendas de supermercados no Brasil em setembro cresceram 0,47 por cento em termos reais ante mesmo mês de 2017, mas encolheram 0,05 por cento na comparação com agosto, informou nesta terça-feira a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
No ano até setembro, o setor apurou crescimento real de 1,92 por cento contra mesmo etapa do ano passado. A Abras projetava antes alta de 3 por cento nas vendas em 2018. Em julho revisou a estimativa para 2,53 por cento devido à greve dos caminhoneiros.
"No acumulado do ano, acreditamos ainda que chegaremos mais perto da meta", disse a jornalistas o presidente da entidade, João Sanzovo Neto.
Segundo ele, o consumidor se mostrou receoso nos últimos meses com o cenário econômico em meio a disputa eleitoral, mas o setor aguarda o início do novo governo com otimismo.
"Os empresários são a favor de uma economia liberal, com um Estado menor e mais eficiência na aplicação de impostos... O que se ouviu na campanha e agora vem nessa direção", disse Sanzovo, frisando a importância de reformas previdenciária, tributária.
A Abras divulga a primeira projeção para 2019 em janeiro.
Preços
Em setembro, a cesta de produtos Abrasmercado teve alta de 0,39 por cento sobre agosto, a 460,29 reais, tendo entre as maiores altas o arroz, o frango congelado, o queijo prato e a margarina cremosa. Na outra ponta, cebola, sabão em pó, farinha de mandioca e batata tiveram as maiores quedas.
"Não esperamos ter grandes oscilações nas 35 categorias da cesta até o fim do ano", disse o diretor da GfK, Marco Aurélio Lima. Segundo ele, a cesta Abrasmercado deve encerrar o ano com alta de cerca de 3,5 por cento, um pouco abaixo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Regionalmente, o Centro-Oeste registrou a maior alta na cesta Abrasmercado em setembro ante agosto (+2,35 por cento), seguido pelo Nordeste (+1,62 por cento), enquanto Sul (-0,7), Norte (0,5) e Sudeste (0,3) tiveram retração.
Natal e Reveillón
Para o fim deste ano, a Abras projeta crescimento nominal de 10,27 por cento nas vendas, puxadas especialmente por produtos sazonais, segundo sondagem realizada entre 4 de setembro e 5 de outubro em 102 redes de supermercados.
A estimativa supera a alta de 8,34 por cento esperada para o mesmo período de 2017, o que na avaliação do presidente da Abras ilustra a melhora da confiança dos supermercadistas.
A pesquisa indica ainda que 33 por cento dos entrevistados pretendem contratar mão de obra temporária, ante 23 por cento em 2017. Com isso, o setor pode abrir entre 11 mil e 14 mil vagas temporárias no fim deste ano, incluindo as intermitentes.
Os supermercadistas também preveem alta de 6,92 por cento nas vendas de itens importados, ante 5,83 por cento em 2017. Em relação aos itens sazonais, a expectativa é de alta de 13,1 por cento nas vendas de panetones e de 11,9 por cento nas de pernil.
Fonte: R7

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade