Notícias ABRAS
31/10/2018 15:49 - ‘Tropicalização’ da ceia de Natal muda itens nas gôndolas de supermercados
Longe de atingir a meta estabelecida de crescer 2,53% em 2018, o setor de supermercados acredita que uma alta de 10, 2% nas vendas de final de ano e a demanda por produtos natalinos “tropicais” possam impulsionar o segmento para um desempenho mais próximo do esperado.
“As nossas vendas continuam no processo de estabilidade desde maio. Passadas as eleições, estamos otimistas com as perspectivas de melhor desempenho do setor para as datas comemorativas no final de ano, principalmente com maior procura dos consumidores por vinhos, frutas nacionais e secas”, argumentou o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto.
No acumulado do ano, o setor de supermercados apresentou crescimento de 1,92%. Ainda segundo Neto, a estimativa é que o segmento como um todo possa ultrapassar o percentual – por meio das vendas de final de ano – de 2% de evolução.
Entre as principais estratégias que serão adotadas para o período, estão ações nos pontos de venda, degustação do produto, promoções, sorteios de prêmios e também brindes para os clientes.
De acordo com um balanço realizado pela entidade, para 13,81% dos supermercadistas o vinho importado lidera as previsões de alta nas vendas; logo em seguida vêm itens como panetone (13,06%); carne bovina (12,35%) e cerveja (12,19%).
Ainda dentro do estudo, embora tenham sofrido com as variações de preço em virtude do câmbio, os vinhos importados tiveram um acréscimo nas encomendas de 8,04 pontos percentuais (p.p.) ante o mesmo período de 2017, quando o item representava 5,77%. Em relação às frutas importadas, a expectativa é de 11% de avanço nas vendas – incremento de 4 (p.p.) na mesma base de comparação.
Dentro da cesta de produtos tipicamente natalinos, o pernil vem ganhando espaço em relação às outras opções de carne, como por exemplo o lombo, chester, tender e peru. Segundo o balanço da Abras, a estimativa é que o pernil registre alta de 3 p.p. em relação ao ano passado. Já o peru, até então um item típico da ceia, teve avanço de apenas 0,07 p.p. na mesma base comparativa.
À moda brasileira
Para o especialista em varejo da consultoria Azo Negócios, Marco Quintarelli, existem alguns itens que “dificilmente” são eliminados da ceia brasileira, tais como o panetone e azeites. No entanto, ele lembra a tendência que os consumidores brasileiros têm apresentados nos últimos anos para substituir alguns produtos tradicionalmente natalinos.
“Existe um movimento para uma ceia com frutas mais tropicais, pernil e também opções de carnes de origem suína”, afirmou Quintarelli.
Em perspectiva com o raciocínio do especialista, o presidente da rede de supermercados carioca UNNO, Genival Bezerra, afirmou que uma das possíveis estratégias para driblar a alta de preços é renegociação com fornecedores e investimento em itens alternativos, que consigam substituir os convencionais.
“O bacalhau, por exemplo, vai dar mais espaço para as aves e, sobretudo, para os cortes suínos. Nas vendas totais, prevemos um aumento de 10% a 20% para este Natal”, disse.
Ainda de acordo com o executivo, caso ocorra alguma repentina oscilação nas taxas de câmbio, os repasses não deverão ser realizados de forma imediata, visando garantir um ganho mais vinculado ao volume comercializado pelos negócios do que sobre o valor agregado de cada item.
Fonte: DCI

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade