Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

11/10/2018 12:07 - Em parceria, supermercados abrem espaço para produtos da agricultura familiar da PB

Agricultores familiares paraibanos terão um maior espaço para a comercialização de seus produtos, a partir de um acordo de venda firmado entre a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), que na Paraíba tem a participação do Governo do Estado, por meio da Emater, no processo de organização e acompanhamento da produção agrícola.

 

Nesta quarta (10) e quinta-feira (11), técnicos da Sead, da Emater e da Abras se reuniram com donos de supermercados paraibanos e agricultores, representados por suas cooperativas para os acertos finais sobre a operacionalização da comercialização dos produtos agrícolas.

 

Também na manhã desta quarta-feira, houve reunião entre o diretor técnico da Emater, Vlaminck Paiva Saraiva, e o assessor estadual de comercialização da Emater, Flavio Müller, com os técnicos da Sead, Vitor Correa e Maria Antônia Moreira.

 

A parceria tem o objetivo de viabilizar oportunidades de comercialização direta da agricultura familiar nas redes de supermercados do Brasil, visando estimular a comercialização direta dos produtos originários da agricultura familiar.

 

A Emater contribuirá com a assistência técnica e extensão rural, como serviço de apoio para facilitar o processo de produção e comercialização na rede supermercadista, realizando diagnóstico entre demanda e oferta, sobre qualificação e adequação dos produtos, entre outras ações.

 

Há o compromisso de abrir acesso ao crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para incrementar a comercialização da produção da agricultura familiar para as redes de supermercadistas.

 

A identificação a partir do Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) permitirá a significação da agricultura familiar para a economia, segurança alimentar e nutricional, e suas funções sociais, ambientais e culturais.

 

O assessor estadual de comercialização da Emater, Flavio Müller Borghezan, reconhece que a agricultura familiar, sobretudo na Paraíba, tem crescido nos últimos anos e se especializado cada vez mais no processo de produção e com isso aumentou a produtividade e a necessidade de abertura de novos mercados. Esse acordo aumenta os espaços de comercialização dos produtos procedentes do agricultor familiar.

 

Fonte: Paraíba Online

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

10/12/2025 11:41 - ABRAS promove jantar exclusivo durante a NRF 2026 em Nova York
27/11/2025 17:33 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 4,33% na comparação anual, aponta ABRAS
17/11/2025 15:54 - Se é pra por mais comida na mesa do trabalhador, tá valendo!
12/11/2025 13:47 - Atualização do PAT traz eficiência e beneficia consumidores e empresas
12/11/2025 09:43 - Cencosud alcança crescimento de 5,1% em sua receita no 3T25
10/11/2025 16:14 - ABRAS celebra o Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
11/11/2025 16:06 - MAIS ALIMENTAÇÃO, MENOS INTERMEDIAÇÃO
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar

Veja mais >>>