Notícias ABRAS
06/09/2018 11:30 - Supermercados registram alta discreta nas vendas este ano
O aumento discreto nas vendas dos supermercados, divulgado na terça-feira pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), não tem sido sentido nos estabelecimentos do setor na cidade. Gerente de um supermercado, Priscila Rodrigues conta que o consumo tem se mantido estável neste ano, inclusive durante o último mês.
Segundo ela, a demanda de consumo tende a aumentar quando há alguma ação específica. “Nos dias de promoção a procura é maior, mesmo assim, o número de vendas se manteve estável em julho. Não registramos aumento, nem queda nas vendas”, afirma a gerente.
As promoções realmente costumam chamar a atenção dos clientes, como o casal Maria Aparecida da Cruz e Plínio Ferreira da Cruz. “Vamos ao mercado uma vez por semana para fazer a despesa necessária, mas sempre correndo atrás do melhor preço”, diz a dona de casa.
Já Carlos Alberto, pai das gêmeas Carla e Carolina, conta que vai ao mercado até três vezes no mesmo dia. Segundo as filhas, ele faz compras menores em variados mercados, pois também procura por um preço mais acessível.
Balanço
As vendas nos supermercados registram ligeira alta de 1,91% de janeiro a julho, na comparação com o mesmo período do ano passado em todo o território nacional, segundo o balanço divulgado na terça-feira (4) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Em julho, as vendas registraram crescimento de 1,12% em relação a junho e alta de 0,30% na comparação com o mesmo mês de 2017. Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram alta de 1,45% na comparação com o mês de junho e, quando comparadas a julho do ano anterior, crescimento de 4,78%. No acumulado do ano, as vendas cresceram 5,34%.
De acordo com o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, o resultado real acumulado mostra uma desaceleração no ritmo das vendas do setor. “A recuperação da economia ainda é lenta, embora a taxa de desemprego esteja em queda, ainda atinge cerca de 13 milhões de brasileiros economicamente ativos, o que impacta diretamente no poder de compra das pessoas. Mas nossas expectativas para os próximos meses são boas, com o pagamento da primeira parcela do 13º dos aposentados e a liberação do PIS/Pasep, acreditamos que a economia ganhará um impulso a mais nesse segundo semestre”, afirmou, em comunicado.
Fonte: Jornal de Jundiaí

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade