Notícias ABRAS
05/09/2018 15:25 - Desaceleração de vendas adia retomada de supermercados
Diante de uma renda familiar restrita e da ascensão dos novos formatos de atacarejo, o setor de supermercados obteve crescimento modesto de 0,3% no volume de vendas em junho deste ano ante igual período de 2017. Sem sinais claros de evolução no curto prazo, um incremento mais contundente deve se dar apenas em 2019.
“O resultado real acumulado mostra uma desaceleração no ritmo das vendas do setor. A recuperação da economia ainda é lenta, embora a taxa de desemprego esteja em queda, ainda atinge cerca de 13 milhões de brasileiros economicamente ativos, o que impacta diretamente no poder de compra das pessoas”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto.
De acordo com o levantamento da entidade, na comparação entre junho e julho, as vendas do setor apresentaram avanço de 1,12%. No acumulado do ano, o volume de comercialização cresceu em torno de 5,34%.
Em relação aos produtos que compõem a cesta “Abrasmercado”, os itens apresentaram variação no preço – entre junho e julho – de 1,55%, chegando a R$ 464. Na mesma base de comparação, as maiores altas foram verificadas em mercadorias como massa sêmola de espaguete (14,58%), farinha de mandioca (11,59%), Leite Longa Vida e sabão em pó (5,74%). No que diz respeito às regiões que apresentaram maior oscilação no valor da Cesta Abras, o Norte foi o destaque (+6,65%), atingindo R$ 522. Já a menor variação ocorreu no Centro-Oeste (0,35%), chegando a R$ 420,46.
E foi diante da alta nos preços que o consumidor brasileiro precisou buscar alternativas compatíveis ao orçamento familiar. Isso é o que diz o sócio-fundador da consultoria de mercado Inteligência360, Olegário Araújo. “Se juntarmos o nível de desemprego com o número de famílias que se encontram endividadas, podemos perceber um movimento de consumidores em direção aos formatos alternativos de varejo, como por exemplo os atacarejos”, afirmou ao DCI o executivo, ressaltando também o fato de que a ascensão dos canais digitais tem contribuído para um cenário “bem mais competitivo”.
Questionado sobre o impacto no faturamento das redes diante do aumento da inflação aguardada para o segundo semestre, Araújo destaca que, com o acirramento da disputa entre as redes supermercadistas, existe uma onda de promoções e mega descontos, o que acaba por absorver os efeitos da alta de preços sobre os produtos nas gôndolas.
O especialista lembra que historicamente, em virtude do período de datas comemorativas, o segundo semestre é mais forte em termos de venda para o varejo do que o primeiro.
Apesar desta estimativa mais otimista, ele ressalta que os consumidores devem ir às compras de Natal já no período da Black Friday, em um esforço para garantir melhores preços e condições de pagamentos. Para Neto, da Abras, outro fator que pode ajudar nos próximos meses é a antecipação da primeira parcela do 13º para os aposentados e a liberação do PIS/Pasep.
Cenário eleitoral frágil
Para o sócio-líder do setor de bens de consumo e produtos industriais da consultoria Deloitte, Reynaldo Saad, mesmo com a expectativa de aumento de vendas com as datas comemorativas do segundo semestre, a imprevisibilidade no cenário eleitoral brasileiro pode também atravancar o desempenho do setor.
“Acredito que a eleição presidencial será um termômetro muito sobre o que podemos esperar das vendas da Black Friday e Natal”, comenta.
Fonte: DCI

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade