Notícias ABRAS
16/08/2018 17:47 - Perdas somaram 1,82% do faturamento de supermercados em 2017, diz Abras
Em números absolutos, as perdas representaram R$ 6,4 bilhões; maiores causas foram quebra operacional, furto externo e erro de inventário.
As perdas dos supermercados brasileiros representaram 1,82% do faturamento do setor em 2017, uma queda de 0,28 ponto percentual frente a 2016, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (15) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Em números absolutos, as perdas somaram R$ 6,4 bilhões do faturamento bruto do setor no ano passado, ante R$ 7,11 bilhões na edição anterior da pesquisa.
O estudo feito pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar), contou com a participação de 218 redes. Dentre as principais causas de perdas em 2017 estão a quebra operacional (36%), furto externo (15%) e erro de inventário (15%), e furto interno (10%).
De acordo com a pesquisa, os produtos que mais sofreram perdas em quantidade no ano passado foram energético, cerveja, corte bovino (exceto picanha), pilhas e baterias, chocolate em barra/tablete, queijo, sabonete, azeite e odorizador de ambiente.
Desperdício
Em 2017, o setor supermercadista perdeu R$ 3,927 bilhões nas seções de açougue, FLV (frutas, legumes e verduras), padaria e peixaria. O montante em 2016 chegou a R$ 3.981 bilhões, o que resultou em uma redução de R$ 54.2 milhões de um ano para o outro.
Vendas em 2017
Em um ano marcado por inflação em baixa, as vendas nos supermercados voltaram a crescer em 2017, mas a alta veio em ritmo menor do que era projetado pelo setor, segundo dados divulgados em janeiro. No ano passado, houve alta de 1,25% nas vendas, contrariando a previsão de 1,5% feita em julho, posteriormente revisava para 1,3%.
Fonte: G1

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade