Notícias ABRAS
02/08/2018 15:49 - Margem de lucro dos empresários caiu em relação ao mesmo período de 2017
O setor supermercadista encerrou o primeiro semestre de 2018 com saldo positivo nas vendas. De janeiro a junho, o crescimento real foi de 2% no país em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Abras (Associação Brasileira de Supermercados). O resultado de Mato Grosso do Sul está dentro da média nacional, aponta o presidente da Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de supermercados), Edmilson Jonas Veratti. No entanto, o crescimento não era o esperado pelo setor, segundo ele, uma vez que as despesas dos empresários crescem acima deste número.
“Energia sobe mais do que isso, folha sobe mais do que isso, então não é um resultado bom para o setor. Nos últimos dois meses tivemos aumentos de preços significativos, então isso reflete no aumento de vendas, porque o preço do produto sobe, e não a quantidade de produto vendido”, explica Veratti, frisando que a margem de lucro dos empresários foi menor no primeiro semestre em comparação ao mesmo período de 2017.
Em relação aos produtos que apresentaram alta este ano, o presidente da Amas cita trigo, arroz, feijão, leite longa vida e frango. No mês de junho, o setor de supermercados teve queda de 0,70% em relação ao mês anterior. Já na comparação com junho de 2017, o resultado foi 3,37% maior. De acordo com Veratti, o resultado de junho no Estado não está relacionado aos reflexos da greve dos caminhoneiros, encerrada no final de maio.
“As lojas já estavam abastecidas, o consumo mesmo que deu uma retraída. Acreditávamos no resultado de julho, mas foi ruim também, vendeu menos ainda”. Segundo ele, o mês de agosto também não apresenta bons resultados normalmente. “O ano começa a melhorar depois de setembro.
Historicamente é assim”. Diante do comportamento mais cauteloso por parte do consumidor, os supermercados tendem a fazer mais ofertas.
“A única arma que o varejo tem são as ofertas, as campanhas. Então cada um cria uma campanha diferente, tenta trazer o cliente de alguma forma. E isso tem um custo. Ou você gasta com mídia ou você gasta no preço do produto. Por isso que as margens esse ano não estão tão boas”.
Conforme a Abras, as vendas no país subiram 5,37% em valores nominais no primeiro semestre. Em junho, registraram aumento de 0,55% em relação ao mês de maio e, quando comparadas a junho do ano passado, tiveram crescimento de 7,89%. Apesar de o setor ter crescido no primeiro semestre, a entidade decidiu rever as projeções para 2018 devido a situação econômica do país.
“A nossa projeção inicial era de 3,00%. Mas, com a queda na previsão do PIB para o ano e alta da inflação dos últimos 12 meses (4,39%) próxima da meta do governo, reflexo da paralisação dos caminhoneiros, aliados à alta do dólar e a queda na produção industrial, estamos projetando 2,53% para o encerramento de 2018, um resultado ainda bem positivo, na comparação com o fechamento das vendas de 2017, que registrou 1,25%”, disse o o superintendente da Abras, Marcio Milan.
Fonte: Portal OE10
Veja mais >>>
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

