Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

02/08/2018 15:49 - Margem de lucro dos empresários caiu em relação ao mesmo período de 2017

O setor supermercadista encerrou o primeiro semestre de 2018 com saldo positivo nas vendas. De janeiro a junho, o crescimento real foi de 2% no país em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Abras (Associação Brasileira de Supermercados). O resultado de Mato Grosso do Sul está dentro da média nacional, aponta o presidente da Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de supermercados), Edmilson Jonas Veratti. No entanto, o crescimento não era o esperado pelo setor, segundo ele, uma vez que as despesas dos empresários crescem acima deste número.

 

“Energia sobe mais do que isso, folha sobe mais do que isso, então não é um resultado bom para o setor. Nos últimos dois meses tivemos aumentos de preços significativos, então isso reflete no aumento de vendas, porque o preço do produto sobe, e não a quantidade de produto vendido”, explica Veratti, frisando que a margem de lucro dos empresários foi menor no primeiro semestre em comparação ao mesmo período de 2017.

 

Em relação aos produtos que apresentaram alta este ano, o presidente da Amas cita trigo, arroz, feijão, leite longa vida e frango. No mês de junho, o setor de supermercados teve queda de 0,70% em relação ao mês anterior. Já na comparação com junho de 2017, o resultado foi 3,37% maior. De acordo com Veratti, o resultado de junho no Estado não está relacionado aos reflexos da greve dos caminhoneiros, encerrada no final de maio.

 

“As lojas já estavam abastecidas, o consumo mesmo que deu uma retraída. Acreditávamos no resultado de julho, mas foi ruim também, vendeu menos ainda”. Segundo ele, o mês de agosto também não apresenta bons resultados normalmente. “O ano começa a melhorar depois de setembro.

 

Historicamente é assim”. Diante do comportamento mais cauteloso por parte do consumidor, os supermercados tendem a fazer mais ofertas.

 

“A única arma que o varejo tem são as ofertas, as campanhas. Então cada um cria uma campanha diferente, tenta trazer o cliente de alguma forma. E isso tem um custo. Ou você gasta com mídia ou você gasta no preço do produto. Por isso que as margens esse ano não estão tão boas”.

 

Conforme a Abras, as vendas no país subiram 5,37% em valores nominais no primeiro semestre. Em junho, registraram aumento de 0,55% em relação ao mês de maio e, quando comparadas a junho do ano passado, tiveram crescimento de 7,89%. Apesar de o setor ter crescido no primeiro semestre, a entidade decidiu rever as projeções para 2018 devido a situação econômica do país.

 

“A nossa projeção inicial era de 3,00%. Mas, com a queda na previsão do PIB para o ano e alta da inflação dos últimos 12 meses (4,39%) próxima da meta do governo, reflexo da paralisação dos caminhoneiros, aliados à alta do dólar e a queda na produção industrial, estamos projetando 2,53% para o encerramento de 2018, um resultado ainda bem positivo, na comparação com o fechamento das vendas de 2017, que registrou 1,25%”, disse o o superintendente da Abras, Marcio Milan.

 

Fonte: Portal OE10

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>