Notícias ABRAS
01/08/2018 17:09 - Abras reduz projeção de vendas do setor supermercadista em 2018 após alta de 2%
São Paulo - As vendas de supermercados no Brasil devem ter alta de 2,53 por cento em 2018, informou nesta terça-feira a associação que representa o setor, Abras, revisando para baixo a expectativa inicial de crescimento de 3 por cento.
O ajuste foi motivado pela atual conjuntura macroeconômica, incluindo a queda na previsão do PIB para o ano, a inflação em 12 meses mais próxima da meta do governo após a paralisação de caminhoneiros, a alta do dólar e a queda na produção industrial, informou a Abras.
Ainda assim, o desempenho projetado para 2018 supera a alta de 1,25 por cento nas vendas do setor supermercadista no ano passado e, se confirmado, será o melhor desde 2013, quando o crescimento foi de 5,36 por cento.
No primeiro semestre, os supermercados brasileiros venderam 2 por cento mais em termos reais na comparação anual, mostrou o levantamento da associação. Apenas em junho, as vendas subiram 3,37 por cento ano a ano, mas recuaram 0,7 por cento sobre o mês anterior.
Conforme o superintendente da Abras, Marcio Milan, a queda em relação a maio já era esperada e reflete a antecipação das compras em meio à greve dos caminhoneiros no fim de maio. “Algumas pessoas estocaram produtos no final de maio com a preocupação de que a paralisação se estendesse por mais tempo”, disse, citando ainda o desabastecimento de alguns itens em junho.
Milan destacou que a greve dos caminhoneiros também abalou o otimismo do setor, com o índice de confiança do supermercadista elaborado pela Abras em parceria com a GfK caindo a 46,9 pontos no mês passado, ante 51,2 por cento em abril e 48,4 em igual mês de 2017.
Já a cesta de produtos Abrasmercado encareceu 2,7 por cento em junho na base mensal, para 457,27 reais. “Esperávamos que preços em junho subissem, mas não nesse patamar”, comentou o diretor de relacionamento da GfK.
De acordo com ele, a expectativa é de que os preços subam menos nos próximos meses, devendo encerrar o ano com uma alta próxima a 4 por cento ou ligeiramente acima do IPCA.
No mês passado, os itens que mais encareceram foram leite longa vida (+20,87 por cento), batata (+8,3 por cento), frango congelado (+8,13 por cento) e queijo mussarela (+5,81 por cento). Na outra ponta, cebola, creme dental, farinha de mandioca e tomate foram os que tiveram a maior variação negativa.
Regionalmente, apenas o Nordeste registrou queda mensal nos preços da cesta de produtos (-1,59 por cento), enquanto o Sudeste apresentou a maior alta (+6,7 por cento), seguido por Centro-Oeste (+3,65 por cento), Sul (+3,05 por cento) e Nordeste (+2,48 por cento).
Fonte: BOL

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade