Notícias ABRAS
07/06/2018 16:13 - ABRAS participa do ASSERJ Conecta na capital fluminense
Da esq.p/a dir. João Galassi (ABRAS), Genival Beserra (ASSERJ), João Sanzovo (ABRAS), Fábio Queiróz (ASSERJ) ASSERJ Conecta no Windsor Barra, Rio de Janeiro
O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, participou na manhã de ontem (6/6) do ASSERJ Conecta, primeiro encontro de tecnologia para varejistas, realizado pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), que reuniu cerca de 600 pessoas no Hotel Windsor Barra, na capital Fluminense.


O presidente da ASSERJ, Fábio Queiroz, abriu o evento destacando a importância da promoção de iniciativas que propaguem conhecimentos para os associados. "Há muitos mitos sobre a tecnologia que precisam ser quebrados, nosso objetivo com o evento é desmistificá-los e auxiliar na transformação digital das empresas", destacou.
O ASSERJ Conecta contou com a presença de líderes de associações, diretores supermercadistas e profissionais de diversas áreas do varejo. Da ABRAS, também participou do evento o vice-presidente João Galassi.
Apresentações
Com o auditório lotado o ASSERJ Conecta começou com a palestra de Romeo Busarello, diretor de Marketing de Ambientes Digitais da Tecnisa e professor da ESPM e INSPER, que destacou que a principal tecnologia do século 21 é a "de gestão", e fez um alerta para as empresas se alinharem com o "espírito da época", traduzido como Zeitgeist (termo alemão para tudo aquilo que caracteriza um período específico).
Outro ponto provocado por Busarello foi a preocupação das empresas com o hoje, em bater metas para o ano, quando, na verdade, o que é preciso é uma mudança de mentalidade. "Vocês superestimam demais o ano, mas todos subestimam a década", frisou. O executivo usou como exemplo o app do Pão de Açúcar, que, de acordo com Busarello, em 2023 o aplicativo valerá mais do que a própria rede.
O e-commerce e as tendências para as lojas físicas foram debatidos em painel com Ademilson Andreu, diretor de Controle Operacional do Supermercado Zona Sul, e Sérgio Gaitotto, da Keyrus, mediado por Sílvio Sousa, diretor comercial e sócio da Consinco. O Zona Sul foi a primeira rede do Rio de Janeiro a implementar o e-commerce, há 20 anos. Hoje, esse modelo de negócio representa 5% do faturamento da empresa, que investe também na inclusão de self-checkouts. "Temos 10 lojas operando com self-checkouts, e até 30% dos nossos tickets transitam por lá", destaca Andreu.
Outro diferencial do Zona Sul é o recebimento de pedidos de compras via WhatsApp, que já representa 1% da demanda delivery da rede.
O ASSERJ Conecta promoveu ainda painéis sobre o avanço das transformações digitais, e como potencializar vendas e evitar perdas, respectivamente com Paulo Takahashi, da Zebra Technologies, Jean Paul Rebetez, do Grupo Gouvêa De Souza, e Eli Souza, gerente de Projetos RGIS.
Rebetez destacou em sua apresentação que atualmente as empresas geram uma enorme quantidade de dados (analytics), mas que esses números ficam "sem dono", e que o desafio atual é saber como lidar com essas informações e conhecer cada vez mais o consumidor.
Mais de 20 empresas de tecnologia marcaram presença no evento com estandes e apresentaram novidades e serviços para otimizar e simplificar o varejo, como Unilever, Office Total, Ticket e Consinco, entre outras.
Fonte: Redação Portal ABRAS/Comunicação da ASSERJ
Veja mais >>>
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

