Notícias ABRAS
04/05/2018 15:40 - Puxada por Páscoa, vendas nos supermercados sobem 12,2% em março
Em março, as vendas nos supermercados cresceram 12,2% em comparação ao mesmo mês em 2017, segundo o Índice Nacional de Vendas divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). No acumulado do ano, a alta é de 2,28% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
O aumento é o melhor resultado acumulado no período desde 2013, de acordo com o Índice Nacional de Vendas da Abras, apurado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade. A alta é ainda maior se a comparação for em relação a fevereiro. Neste caso, as vendas do setor cresceram 17,23%.
Segundo a Abras, o desempenho está relacionado ao calendário. “O bom resultado foi decorrente das vendas do período de Páscoa, segunda data mais importante para o setor. Em 2017, a data caiu na segunda quinzena de abril, o que fez com que parte das vendas ficasse naquele mês”, disse o presidente da Abras, João Sanzovo Neto. Março também se beneficiou em relação a fevereiro porque teve três dias a mais.
A diretora de marketing da Kantar Worldpanel, Christine Pereira, diz que o que mais cresceu até fevereiro foi o segmento do atacarejo. Se o hipermercado e o supermercado tiveram alta nominal de 6,9%, no atacarejo o crescimento foi de 12,2%. A Kantar é especializada em pesquisa de mercado.
“O brasileiro se tornou multicanal nos últimos anos. Ele faz a compra para abastecimento no atacarejo e depois faz a reposição no mercado de vizinhança”, exemplifica. Ela conta que, em 2013, os consumidores usavam cinco canais de compra; em 2017 subiu para sete. “O consumidor está fazendo escolhas mais conscientes e a lealdade é menor”, completa Christiane.
Até fevereiro, segundo a Kantar, diz todas as categorias de consumo registraram crescimento, como alimento, bebida, higiene, limpeza. No ano passado, o brasileiro priorizou os gastos básicos. Em compensação, outros gastos caíram, como lazer (incluindo viagens), festas e vestuário. “Esses itens estavam crescendo até 2014, mas depois andamos para trás”, diz.
Preços menores
Outro dado divulgado é a queda de 0,9% dos preços de produtos vendidos em supermercados brasileiros em março de 2018 na comparação com fevereiro, de acordo com a Abrasmercado. A cesta, composta por 35 produtos, passou de 442,88 reais para 438,83 reais. A pesquisa foi feita pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras. Já na comparação entre março de 2017 e 2018, a queda neste ano foi de 5,74%.
As maiores altas foram farinha de mandioca (4,08%), leite longa vida (4,01%), ovo (2,68%) e queijo mussarela (2,59%). O tomate, que já foi muitas vezes vilão da inflação, é o alimento que registrou a maior queda (-10,51%), seguido pelo feijão (-6,03%), pela batata (-4,87%) e pela cebola (-2,92%).
Fonte: Veja
Veja mais >>>
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

