Notícias ABRAS
03/05/2018 15:26 - Vendas nos supermercados sobem mais de 12% em março
As vendas de supermercados no Brasil cresceram 12,12% em março em termos reais na comparação com igual mês de 2017, afirmou na última segunda-feira (30) a associação que representa o setor, a ABRAS.
Na comparação com fevereiro, o setor de supermercados vendeu 17,2% mais em base deflacionada em março, que contou com três dias a mais que o mês anterior. “O bom resultado apresentado em março foi decorrente das vendas do período de Páscoa, segunda data mais importante para o setor”, afirmou o presidente da entidade, João Sanzovo Neto, em nota.
No acumulado do primeiro trimestre, as vendas do setor aumentaram em 2,28% sobre os três primeiros meses de 2017, disse a associação, destacando que o resultado acumulado foi o maior para o período desde 2013.
Ainda segundo o levantamento, todas as regiões brasileiras apresentaram queda nos preços mensalmente, sendo o Nordeste a que teve maior variação negativa (-1,32%), seguida pelo Sul (-1,29%), Sudeste (-0,93%), Norte (-0,61%) e Centro-Oeste (-0,41%).
A pesquisa da Abras ainda apontou que farinha de mandioca, leite longa vida, ovo e mussarela foram os produtos da cesta de compras dos consumidores com maior elevação de preço em março, enquanto tomate, feijão, batata e cebola registraram as maiores quedas. Em valores nominais, as vendas de supermercados em março aumentaram 15,1% ano a ano e 17,3% sobre fevereiro. No primeiro trimestre, o crescimento nominal foi de 5,7%.
Apesar do efeito calendário de Páscoa (em 2017 a data caiu na segunda quinzena de abril), o presidente da Abras avalia que o resultado do primeiro trimestre pode ser visto como sinal de recuperação do setor. “Nos mostra que, mesmo lentamente, as pessoas estão voltando a consumir”, disse Sanzovo.
Os dados foram divulgados alguns dias depois que as principais companhias supermercadistas do país, GPA e Carrefour Brasil, divulgaram crescimentos de 7,6% e 6% na receita bruta do primeiro trimestre ante o mesmo período do ano passado, apesar do contínuo peso da deflação dos alimentos sobre suas operações no país.
Fonte: Brasil Forbes (UOL)

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade