Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

23/03/2018 11:27 - Grupo Martins vai ampliar o franchising

Um dos maiores distribuidores atacadistas do País, o Grupo Martins, sediado em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, tem cada vez mais se especializado no setor de franchising. Por meio da rede varejista de bandeira Smart, o grupo já está presente em 23 estados brasileiros, com um modelo que, aos poucos, se aproxima de uma franquia. E, a partir do ano que vem, vai começar a franquear também nos segmentos de fármacos e materiais de construção, com as redes “Mais que Farma” e “Para casa”, além de construir Centros de Distribuição (CDs) voltados para suas filiais.

 

Para isso, o grupo está investindo pesado no que chama de Sistema Integrado Martins, que inclui as empresas: Martins Atacado, Tribanco, Tricard, Tribanco Seguros, Rede Smart de Supermercados, Universidade Martins de Varejo, Instituto Alair Martins, Efacil (e-commerce), e o business-to-business (B2B) do atacado.

 

De acordo com o diretor da Rede Smart, Ismael Carrijo, este é o diferencial do grupo: oferecer uma série de serviços aos clientes, de maneira que seus negócios funcionem de forma integrada, organizada e chancelada pela marca Martins. E os resultados da rede Smart têm mostrado que este é o caminho.

 

“Trata-se de um modelo de fidelização junto aos mais de 300 mil clientes do grupo. Trabalhamos basicamente com o pequeno e médio varejista, perfil de empresário que precisa de informação, metodologia e também união para se fortalecer e vencer a concorrência. Mas somos mais do que uma central de compras, porque além da negociação conjunta com fornecedores, oferecemos uma carteira de outros benefícios que complementam e otimizam o negócio”, explicou.

 

Ao todo são 780 lojas com a bandeira Smart em quase todo o País. Essas são administradas por 520 empresários diferentes. A maioria se encontra em Minas Gerais (239), logo em seguida destaca-se a Bahia, com 91 pontos de vendas. A meta para este exercício é chegar a 1.000 lojas filiadas, que serão concentradas nos estados de Minas, Bahia, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Porém, por questões estratégicas, o volume a ser aportado não foi revelado.

 

Em termos de desempenho, Carrijo afirmou que enquanto o setor supermercadista nacional cresceu 4,3% em 2017 sobre 2016, as lojas Smart tiveram um desempenho 12% maior na mesma base de comparação. A justificativa para o aumento bem acima da média, segundo o diretor, está no modelo de gestão. “Dificilmente você vê um supermercado quebrar por falta de vendas. O empresário supermercadista quebra porque tem uma gestão ruim. E é neste ponto que a rede entra, ajudando na capacidade de administrar e gerar resultados”, ressaltou.

 

Em termos de relevância para os negócios do grupo, ele contou que a bandeira tem uma importância muito grande, porque dentro dos 300 mil clientes, os pequenos varejistas estão no topo da cadeia. “Eles têm uma representatividade de 10% dos negócios e nosso objetivo é aumentar essa participação para 25% em cinco anos”, revelou.

 

Desta forma, a rede pretende se desenvolver mais, crescer e abrir novas lojas. Além disso, desde o ano passado, começou a investir também em CDs voltados para as filiais. O primeiro deles foi construído em Goiânia (GO), mas a partir de 2019, outras unidades serão abertas em outros estados.

 

Tendência - Carrijo defendeu que o modelo de franchising é uma tendência para o setor supermercadista. Isso porque, segundo ele, o empresário precisa de um modelo de gestão que o permita administrar o negócio e, ao mesmo tempo, se dedicar ao ponto de venda. “A grande diferença do pequeno varejo para os grandes concorrentes é que ele está dentro das lojas e o consumidor final sabe quem ele é. Quanto mais tempo ele estiver na loja, melhor ele vai administrar o negócio e o modelo de franquia permite isso”, concluiu.

 

O diretor da Rede Smart participou, na última quarta-feira, do Bloco do Conhecimento com o tema “O futuro do franchising no setor supermercadista”, durante a 52ª edição da Convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), realizada no Rio de Janeiro e reunindo milhares de varejistas de todo o Brasil.

 

Fonte: Diário do Comércio de Minas

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

19/12/2024 14:27 - AbrasMercado: carnes puxam alta da cesta pelo 3º mês consecutivo
19/12/2024 14:20 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 7% em novembro, aponta ABRAS
28/11/2024 17:17 - Cesta de Natal: ABRAS projeta crescimento de 12% no consumo
28/11/2024 14:55 - Cesta AbrasMercado sobe 2,44% em outubro
28/11/2024 14:19 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 3,5% em outubro, aponta ABRAS
28/11/2024 11:00 - ABRAS divulga nota sobre o anúncio das medidas de ajuste fiscal do governo
17/10/2024 08:30 - Dia dos Supermercados: é hoje a nossa super live!
28/10/2024 10:05 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
30/10/2024 10:20 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo
30/10/2024 08:25 - É hoje! ABRAS e ACESU realizam evento estratégico para o setor supermercadista cearense
08/11/2024 15:22 - É amanhã! Dia dos Supermercados promete grande movimentação nas lojas
10/11/2024 10:01 - Dia dos Supermercados movimenta todas as lojas do varejo alimentar do País
08/11/2024 10:38 - ABRAS propõe reformulação do PAT
04/11/2024 09:21 - ABRAS celebra Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
31/10/2024 11:23 - Abrasmercado: preço da cesta acumula alta de 2,34% no ano

Veja mais >>>