Notícias ABRAS
23/03/2018 11:27 - Grupo Martins vai ampliar o franchising
Um dos maiores distribuidores atacadistas do País, o Grupo Martins, sediado em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, tem cada vez mais se especializado no setor de franchising. Por meio da rede varejista de bandeira Smart, o grupo já está presente em 23 estados brasileiros, com um modelo que, aos poucos, se aproxima de uma franquia. E, a partir do ano que vem, vai começar a franquear também nos segmentos de fármacos e materiais de construção, com as redes “Mais que Farma” e “Para casa”, além de construir Centros de Distribuição (CDs) voltados para suas filiais.
Para isso, o grupo está investindo pesado no que chama de Sistema Integrado Martins, que inclui as empresas: Martins Atacado, Tribanco, Tricard, Tribanco Seguros, Rede Smart de Supermercados, Universidade Martins de Varejo, Instituto Alair Martins, Efacil (e-commerce), e o business-to-business (B2B) do atacado.
De acordo com o diretor da Rede Smart, Ismael Carrijo, este é o diferencial do grupo: oferecer uma série de serviços aos clientes, de maneira que seus negócios funcionem de forma integrada, organizada e chancelada pela marca Martins. E os resultados da rede Smart têm mostrado que este é o caminho.
“Trata-se de um modelo de fidelização junto aos mais de 300 mil clientes do grupo. Trabalhamos basicamente com o pequeno e médio varejista, perfil de empresário que precisa de informação, metodologia e também união para se fortalecer e vencer a concorrência. Mas somos mais do que uma central de compras, porque além da negociação conjunta com fornecedores, oferecemos uma carteira de outros benefícios que complementam e otimizam o negócio”, explicou.
Ao todo são 780 lojas com a bandeira Smart em quase todo o País. Essas são administradas por 520 empresários diferentes. A maioria se encontra em Minas Gerais (239), logo em seguida destaca-se a Bahia, com 91 pontos de vendas. A meta para este exercício é chegar a 1.000 lojas filiadas, que serão concentradas nos estados de Minas, Bahia, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Porém, por questões estratégicas, o volume a ser aportado não foi revelado.
Em termos de desempenho, Carrijo afirmou que enquanto o setor supermercadista nacional cresceu 4,3% em 2017 sobre 2016, as lojas Smart tiveram um desempenho 12% maior na mesma base de comparação. A justificativa para o aumento bem acima da média, segundo o diretor, está no modelo de gestão. “Dificilmente você vê um supermercado quebrar por falta de vendas. O empresário supermercadista quebra porque tem uma gestão ruim. E é neste ponto que a rede entra, ajudando na capacidade de administrar e gerar resultados”, ressaltou.
Em termos de relevância para os negócios do grupo, ele contou que a bandeira tem uma importância muito grande, porque dentro dos 300 mil clientes, os pequenos varejistas estão no topo da cadeia. “Eles têm uma representatividade de 10% dos negócios e nosso objetivo é aumentar essa participação para 25% em cinco anos”, revelou.
Desta forma, a rede pretende se desenvolver mais, crescer e abrir novas lojas. Além disso, desde o ano passado, começou a investir também em CDs voltados para as filiais. O primeiro deles foi construído em Goiânia (GO), mas a partir de 2019, outras unidades serão abertas em outros estados.
Tendência - Carrijo defendeu que o modelo de franchising é uma tendência para o setor supermercadista. Isso porque, segundo ele, o empresário precisa de um modelo de gestão que o permita administrar o negócio e, ao mesmo tempo, se dedicar ao ponto de venda. “A grande diferença do pequeno varejo para os grandes concorrentes é que ele está dentro das lojas e o consumidor final sabe quem ele é. Quanto mais tempo ele estiver na loja, melhor ele vai administrar o negócio e o modelo de franquia permite isso”, concluiu.
O diretor da Rede Smart participou, na última quarta-feira, do Bloco do Conhecimento com o tema “O futuro do franchising no setor supermercadista”, durante a 52ª edição da Convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), realizada no Rio de Janeiro e reunindo milhares de varejistas de todo o Brasil.
Fonte: Diário do Comércio de Minas

Veja mais >>>
04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s