Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

21/03/2018 14:58 - Painel da Super Rio discute relações entre supermercados e indústrias

  
   
Na crise, supermercadistas e indústrias estreitaram relações para garantir vendas, o fomento da atividade industrial e os melhores preços para o consumidor. O Fórum da Revista Super Negócios, publicação gerida pela Associação do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), abordou na terça-feira, 20/3, como essa nova relação impactou no comportamento pós-crise. O objetivo foi discutir as perspectivas para o setor e levar reflexões sobre o que os empresários podem esperar para esse ano.


Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, iniciou o painel com uma menção direta a situação do Estado do Rio de Janeiro. "Os indicadores mostram que o país começa a ter uma retomada econômica, no entanto, o estado não apresenta um crescimento proporcional ao restante do país. No entanto, estamos passando por um ponto de virada", disse.

Para Fábio, a melhor parte da crise foi aprender com os momentos que viveram, e a aproximação dos supermercados com as indústrias. Entre os fatores que contribuem com a retomada estão a baixa taxa de juros, a inflação controlada e a retomada da empregabilidade.


Representando os supermercadistas, Paulo Drago, diretor-geral do Supermercado Prezunic/Cencosud, falou sobre a estratégia comercial que a rede adotou ao se aproximar das indústrias para superar a crise. O executivo ressaltou que o planejamento foi a palavra de ordem. "Quando o varejista fornece uma garantia para a indústria, um horizonte de médio a longo prazo, isso vira música para eles. E para os supermercados também, pois melhora a logística, o abastecimento, o controle do estoque, e o que todo mundo quer: a disponibilidade do produto na gondola, a todo tempo".
Para Drago, os varejistas devem se planejar "de mãos dadas com a indústria" para eventos sazonais e datas comemorativas.


Sérgio Duarte, vice-presidente da FIRJAN afirmou que as dificuldades impostas pelas taxas tributárias, que chegam a 47%, dificultam a evolução e o crescimento das empresas no Brasil. "O empresário industrial brasileiro é extremamente competente, mas não consegue ser competitivo. É um setor massacrado porque é fácil tributar", disse.
Sérgio enalteceu o papel da FIRJAN em estimular e gerar otimismo entre os empresários. "ASSERJ, ABRAS e FIRJAN, precisamos ajudar os nossos associados a melhorarem seu ambiente de negócios", frisou.


Alexandre Almeida, vice-presidente de Operação Brasil da BRF, afirmou que o cenário de crise do restante do país não foi diferente do Rio de Janeiro, porém, ressaltou que as promoções por aqui são uma constante. Isso gerou uma provocação em relação à hora de rever e diminuir as promoções nas gôndolas para aumentar as margens.


Para Alexandre, é preciso avaliar o modelo de negócio do cliente. "O meu produto atende o modelo de negócio do meu cliente? Se atender vou brigar para tê-lo na gondola. Esse ano não é para crescer margem, e sim crescer volume". O executivo defendeu que as promoções devem ser incrementais e atrair fluxo de loja.


Paulo Drago pontuou que no momento em que a crise acontece "o varejo está estocado", e que esse estoque precisa girar. Para ele, esse foi um dos aprendizados da crise. "Pela primeira vez vimos a indústria preocupada com o estoque do varejo, e sim, gastamos muito dinheiro com promoções''.


Outra reflexão que surgiu durante o painel foi estarem atentos a mudança do comportamento do consumidor. Perguntas como: o que esperar dos novos hábitos de consumo que estão por vir? E como se preparar para atender a uma demanda cada vez mais exigente e personalizada? surgiram na pauta do painel. "Quem conhece o seu consumidor sai na frente, o varejo tem que se preparar para conhecer seu clientes e ser mais assertivo, e não jogar tanto dinheiro fora com promoção desnecessária", completou Drago.
Sérgio Duarte reforçou esse ponto de vista. "Teremos um consumidor novo, com expectativas totalmente diferentes do que já vimos, é preciso estar preparado."


Fábio Queiróz encerrou o painel fazendo uma provocação aos participantes sobre uma integração, pautada por uma discussão surgida na ASSERJ sobre resgatar a magia da Páscoa. Como exemplo, o presidente citou uma consumidora infantil que pediu uma barra de chocolate para a família, em vez do tradicional ovo de páscoa.
"Indústria e supermercadistas precisam se unir em campanhas de marketing integradas para difundir um conceito que interessa aos dois. Na minha infância não fazia caça a barras de chocolate, era a caça aos ovos." Todos se comprometeram em agir de forma colaborativa
nesse desafio.


Super Rio Expofood

A 30ª edição da Super Expofood, realizada pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), em parceria com a Escala Eventos, acontece até o dia 22 de março no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro. O evento acontece este ano, em parceria com a 52ª Convenção Abras, que está sendo realizada no pavilhão 5 do Riocentro.


 

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASSERJ

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

26/04/2024 17:39 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 8,85% em março, aponta ABRAS
10/04/2024 11:03 - Quais são as perspectivas da Inteligência Artificial para o varejo
10/04/2024 10:51 - Ciro Gomes fala para plateia lotada no Smart Market ABRAS 2024
10/04/2024 10:30 - Smart Market ABRAS 2024 é sucesso de público e supera expectativas
10/04/2024 10:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2024: conheça os vencedores
12/04/2024 10:16 - Ranking ABRAS 2024: Conheça as maiores empresas do varejo alimentar
08/04/2024 22:27 - Ranking ABRAS 2024: Conheça os novos números do varejo alimentar brasileiro.
01/04/2024 17:45 - Smart Market ABRAS 2024: painel Comunidade Pessoas trará ótimas discussões sobre o setor
01/04/2024 16:07 - Smart Market ABRAS 2024: Não perca a nossa Super Live no dia 03 de Abril
01/04/2024 10:44 - Smart Market ABRAS 2024: painel Comunidade Operações é um dos mais aguardados
28/03/2024 17:30 - Smart Market ABRAS 2024: painel Comunidade Expansão, Obras e Engenharia promete ótimos insighs
28/03/2024 11:40 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,47%, aponta ABRAS
28/03/2024 09:08 - Smart Market ABRAS 2024: painel Comunidade Marketing contará com grandes especialistas
26/03/2024 17:29 - Smart Market ABRAS 2024: Painel Financeiro já tem grandes nomes confirmados
26/03/2024 10:32 - Tom Edwards confirma presença no Smart Market ABRAS 2024

Veja mais >>>