Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

21/03/2018 14:58 - Painel da Super Rio discute relações entre supermercados e indústrias

  
   
Na crise, supermercadistas e indústrias estreitaram relações para garantir vendas, o fomento da atividade industrial e os melhores preços para o consumidor. O Fórum da Revista Super Negócios, publicação gerida pela Associação do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), abordou na terça-feira, 20/3, como essa nova relação impactou no comportamento pós-crise. O objetivo foi discutir as perspectivas para o setor e levar reflexões sobre o que os empresários podem esperar para esse ano.


Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, iniciou o painel com uma menção direta a situação do Estado do Rio de Janeiro. "Os indicadores mostram que o país começa a ter uma retomada econômica, no entanto, o estado não apresenta um crescimento proporcional ao restante do país. No entanto, estamos passando por um ponto de virada", disse.

Para Fábio, a melhor parte da crise foi aprender com os momentos que viveram, e a aproximação dos supermercados com as indústrias. Entre os fatores que contribuem com a retomada estão a baixa taxa de juros, a inflação controlada e a retomada da empregabilidade.


Representando os supermercadistas, Paulo Drago, diretor-geral do Supermercado Prezunic/Cencosud, falou sobre a estratégia comercial que a rede adotou ao se aproximar das indústrias para superar a crise. O executivo ressaltou que o planejamento foi a palavra de ordem. "Quando o varejista fornece uma garantia para a indústria, um horizonte de médio a longo prazo, isso vira música para eles. E para os supermercados também, pois melhora a logística, o abastecimento, o controle do estoque, e o que todo mundo quer: a disponibilidade do produto na gondola, a todo tempo".
Para Drago, os varejistas devem se planejar "de mãos dadas com a indústria" para eventos sazonais e datas comemorativas.


Sérgio Duarte, vice-presidente da FIRJAN afirmou que as dificuldades impostas pelas taxas tributárias, que chegam a 47%, dificultam a evolução e o crescimento das empresas no Brasil. "O empresário industrial brasileiro é extremamente competente, mas não consegue ser competitivo. É um setor massacrado porque é fácil tributar", disse.
Sérgio enalteceu o papel da FIRJAN em estimular e gerar otimismo entre os empresários. "ASSERJ, ABRAS e FIRJAN, precisamos ajudar os nossos associados a melhorarem seu ambiente de negócios", frisou.


Alexandre Almeida, vice-presidente de Operação Brasil da BRF, afirmou que o cenário de crise do restante do país não foi diferente do Rio de Janeiro, porém, ressaltou que as promoções por aqui são uma constante. Isso gerou uma provocação em relação à hora de rever e diminuir as promoções nas gôndolas para aumentar as margens.


Para Alexandre, é preciso avaliar o modelo de negócio do cliente. "O meu produto atende o modelo de negócio do meu cliente? Se atender vou brigar para tê-lo na gondola. Esse ano não é para crescer margem, e sim crescer volume". O executivo defendeu que as promoções devem ser incrementais e atrair fluxo de loja.


Paulo Drago pontuou que no momento em que a crise acontece "o varejo está estocado", e que esse estoque precisa girar. Para ele, esse foi um dos aprendizados da crise. "Pela primeira vez vimos a indústria preocupada com o estoque do varejo, e sim, gastamos muito dinheiro com promoções''.


Outra reflexão que surgiu durante o painel foi estarem atentos a mudança do comportamento do consumidor. Perguntas como: o que esperar dos novos hábitos de consumo que estão por vir? E como se preparar para atender a uma demanda cada vez mais exigente e personalizada? surgiram na pauta do painel. "Quem conhece o seu consumidor sai na frente, o varejo tem que se preparar para conhecer seu clientes e ser mais assertivo, e não jogar tanto dinheiro fora com promoção desnecessária", completou Drago.
Sérgio Duarte reforçou esse ponto de vista. "Teremos um consumidor novo, com expectativas totalmente diferentes do que já vimos, é preciso estar preparado."


Fábio Queiróz encerrou o painel fazendo uma provocação aos participantes sobre uma integração, pautada por uma discussão surgida na ASSERJ sobre resgatar a magia da Páscoa. Como exemplo, o presidente citou uma consumidora infantil que pediu uma barra de chocolate para a família, em vez do tradicional ovo de páscoa.
"Indústria e supermercadistas precisam se unir em campanhas de marketing integradas para difundir um conceito que interessa aos dois. Na minha infância não fazia caça a barras de chocolate, era a caça aos ovos." Todos se comprometeram em agir de forma colaborativa
nesse desafio.


Super Rio Expofood

A 30ª edição da Super Expofood, realizada pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), em parceria com a Escala Eventos, acontece até o dia 22 de março no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro. O evento acontece este ano, em parceria com a 52ª Convenção Abras, que está sendo realizada no pavilhão 5 do Riocentro.


 

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASSERJ

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>