Notícias ABRAS
19/03/2018 14:46 - Nielsen divulga dinâmica das promoções no varejo na Convenção ABRAS
![]() |
|
Dentre as categorias que aumentaram importância de redução de preço no ano passado, estão:
Commodities – 100%
Perecíveis – 100%
Mercearia – 78,6%
Bebidas – 71,4%
Higiene e beleza – 80,4%
Limpeza – 75,8%
Das categorias pesquisadas pela Nielsen, 72,1% das que tiveram desconto de preço geraram vendas incrementais. E 36% das categorias que tiveram desconto de preço teriam quedas nas vendas se não fosse pela ações promocionais. Diante deste cenário, tanto a indústria quanto o varejo devem considerar alguns pontos importantes para uma boa execução, de acordo com a Nielsen, aplicando a promoção na medida certa:
Duração: períodos muito longos de desconto do item podem efetivamente perder o efeito para o shopper.
Espaçamento: frequência em que o shopper encontra o item com desconto gera o efeito surpresa. Descontos não podem ficar “batidos”.
Profundidade: a profundidade ou tamanho do desconto do item está ligada à margem de contribuição e pode atrair os shoppers.
O estudo da Nielsen também verificou os períodos sazonais como oportunidades para impulsionar as vendas promocionadas em algumas categorias chave. A semana black friday correspondeu a 2,8% das vendas de 2017, as categorias que mais impulsionaram vendas na data foram:
Autosserviço: cervejas, celulares, televisores, refrigerantes e leite asséptico.
Acarejo: cervejas, refrigerantes, bolachas, óleo e arroz.
Convenção ABRAS
A 52ª edição da Convenção ABRAS acontece de 19 a 21 de março, no Riocentro, Rio de Janeiro. O evento, considerado um dos maiores encontros de líderes supermercadistas do Brasil, traz o tema "ABRAS Essencial", e debaterá a essencialidade do setor supermercadista no País. A programação inclui palestras nacionais e internacionais, Bloco do Conhecimento, além da ABRASTECH - Feira e Exposição de Tecnologia, com tendências e soluções para o autosserviço.
Este ano, a Convenção ABRAS será realizada em parceria com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), durante a 30ª edição da Super Rio Expofood.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Nielsen/ABRAS

Veja mais >>>
04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s