Notícias ABRAS
13/03/2018 12:18 - Perdas em supermercados somam R$ 7,1 bi anualmente
Todos os anos os supermercados brasileiros têm um prejuízo de cerca de R$ 7,1 bilhões em decorrência de diferentes formas de perdas. O impacto chega a 2,1% do faturamento bruto do setor e o número é superior ao faturamento de R$ 5 bilhões registrado pela maior empresa supermercadista brasileira com capital 100% nacional e muito próximo do faturamento do terceiro maior grupo supermercadista nacional, que foi de R$ 9 bilhões em 2016. Os dados mais recentes são relativos a 2016, divulgados por pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e preocupam especialistas e diretores de estabelecimentos.
A logística de frutas, legumes e verduras (FLV) é a apontada como a área que mais apresenta problemas de desperdício segundo o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Antônio Claret Nametala. A baixa durabilidade dos produtos, o transporte e manuseio inadequados tanto nos estabelecimentos quanto por parte dos consumidores, são as dificuldades mais comuns de acordo com ele. “Temos certeza da necessidade de melhorar a condição de manuseio desses produtos, além de investimentos no sistema de transporte e no treinamento de funcionários para que eles tenham a consciência voltada para o não desperdício”, afirmou Claret.
Fórum – Buscando soluções e ações para diminuir as perdas, além da conscientização de empresários, gestores e colaboradores sobre o assunto, a Amis organiza, hoje, um Fórum de Prevenção de Perdas, no bairro Funcionários, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Com o tema, “Os Desafios da Prevenção de Perdas no Varejo - Como trabalhar essa área e aumentar a rentabilidade na sua empresa”, a quinta edição do evento acontece das 8h30 às 17h e pretende reunir cerca de 100 empresários e profissionais da área para abordar estratégias que ajudem os gestores a alcançar resultados, além de mostrar os impactos de um trabalho que gere aumento de margem para as empresas.
O diferencial do fórum neste ano é o talk show com grandes nomes do varejo de Minas Gerais, entre eles o gestor do Verdemar Padaria e Supermercado e presidente da Amis, Alexandre Poni; a diretora de risco corporativo da Drogaria Araujo, Cristiana Araujo; O CEO do Grupo Super Nosso, Euler Nejm Fuad; o gestor do 2B Supermercados, Gilson Lopes e o gestor da rede Super Luna Supermercados, Navarro Cândido. Em pauta, estão exemplos de como essas empresas conseguiram minimizar os problemas, além do compartilhamento de estratégias adotadas para a prevenção de perdas.
“O talk show é um ponto positivo do encontro deste ano. Empresários de ponta vão discutir atualidades, observar a evolução das novidades implantadas pelas empresas, além de apresentar e avaliar modelos que podem ser usados por outros estabelecimentos”, ressaltou Claret.
A programação conta também com palestras sobre os supermercados e a redução do desperdício; a estruturação e manutenção do departamento de Prevenção de Perdas; além da parceria estratégica entre a Educação Corporativa e a área de Prevenção de Perdas para gerar valor ao negócio. Entre os palestrantes estão o administrador e superintendente da Abras, Márcio Milan; a coordenadora do Comitê de Prevenção de Perdas e Desperdícios de Alimentos da Abras, Mônica Reimberg e a coordenadora de Educação Corporativa na Cooperativa de Consumo de São Paulo (Coop), Andréa Maia.
“O debate é focado nos principais desafios e na prevenção de perda no varejo. Vamos discutir pontos importantes em relação ao que os supermercados podem fazer para evitar o desperdício e o que as empresas têm feito durante o processo de perceber que é possível minimizar esse impacto”, disse Claret.
Fonte: Diário do Comércio de Minas

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade