Notícias ABRAS
30/01/2018 11:35 - Abras estima aumento de 3% para vendas de supermercados em 2018
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) projeta crescimento de 3% nas vendas do setor em 2018 na comparação com 2017. A expectativa, descrita como otimista pelo presidente da entidade, João Sanzovo Neto, representa uma aceleração do ritmo do crescimento ante o 1,25% de crescimento real registrado em 2017. "Estamos otimistas, vemos que a confiança dos consumidores e empresários está retomando", disse Sanzovo Neto.
O presidente da Abras considerou que a realização de eleições em 2018 traz incerteza para o ambiente de negócios, mas o executivo considerou que o setor tende a não ser afetado por turbulências. "A economia se descolou da política, isso é uma tendência que já vemos desde o final do ano passado", disse Sanzovo Neto.
Recuperação
O ânimo do setor melhora para 2018 depois de as redes supermercadistas terem crescido abaixo do esperado em 2017. A Abras previa que no ano passado as vendas aumentariam 1,5%.
Para o presidente da entidade, o crescimento ficou aquém do esperado porque a deflação de alimentos foi mais intensa que o previsto. Com isso, disse Sanzovo Neto, o faturamento do setor foi fraco mesmo tendo havido uma evolução positiva das vendas em volume.
Para 2018, a expectativa é que o volume de itens vendidos aumente e que o faturamento ainda conte com o impacto de alguma recuperação nos preços de alimentos considerados commodities, caso do feijão, do arroz e do leite.
A GfK prevê que alguns dos itens cujo preço mais caiu em 2017 podem sofrer aumentos de preços em 2018. "É o caso do leite, porque o produtor já chegou num nível de preço em que não faz sentido produzir", diz. Para a maioria dos itens, no entanto, a previsão da GfK é de estabilidade de preço em 2018.
Fonte: A Tribuna de Santos

Veja mais >>>
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”