Notícias ABRAS
30/01/2018 11:29 - Vendas de supermercados devem subir 3% em 2018, prevê Abras
São Paulo (Reuters) - As vendas de supermercados no Brasil devem ter alta de 3 por cento em 2018, acelerando o crescimento de 1,25 por cento apurado no ano passado, com a recuperação da confiança e dos preços de alguns produtos da cesta básica, informou nesta segunda-feira a entidade que representa o setor, Abras.
“O último trimestre (de 2017) já mostrou que a economia se descolou da política e nossa análise para 2018 é otimista, vamos crescer em ritmo bom... A confiança do consumidor e dos empresários está em alta”, disse o presidente da Abras, João Sanzovo Neto.
Em 2017, disse ele, as vendas do setor cresceram menos que a alta de 1,5 por cento projetada pela associação por causa da deflação de itens importantes da cesta básica. “Isso não foi perda de volume, foi financeiro. Tivemos deflação forte em produtos importantes que influenciaram o valor financeiro da previsão”, afirmou Sanzovo Neto, destacando a expectativa de recuperação dos preços de commodities, em especial leite, feijão, arroz e farinha.
Somente em dezembro, as vendas reais do setor avançaram 2,55 por cento ante igual mês de 2016 e cresceram 20,42 por cento em relação a novembro, segundo a Abras.
As maiores quedas de preço no mês passado ante novembro foram cebola (-5,75 por cento), pernil (3,48 por cento), queijo mussarela (-3,33 por cento) e feijão (-2,32 por cento), mostrou o levantamento desenvolvido em parceria com a consultoria GfK. Os produtos que mais encareceram em dezembro na comparação mensal foram farinha de mandioca (+6,83 por cento), massa sêmola (+5,43 por cento), tomate (+5,42 por cento) e carne traseiro (4,37 por cento).
Entre as regiões, o Centro-Oeste foi o que apresentou a maior queda no valor da cesta básica (-0,8 por cento) em dezembro ante novembro, enquanto o Nordeste exibiu estabilidade (-0,02 por cento). Na outra ponta, a Região Sul teve o maior aumento (+1,98 por cento), seguida por Sudeste (+1,95 por cento) e Norte (+1,54 por cento).
Em valores nominais, as vendas de supermercadistas cresceram 4,75 por cento em 2017 e 20,95 por cento em dezembro na comparação com iguais intervalos um ano antes.
Fonte: DCI São Paulo

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade