Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

30/01/2018 11:26 - Vendas nos supermercados cresceram 1,25% no ano passado

As vendas dos supermercados brasileiros cresceram 1,25% em termos reais no acumulado do ano de 2017 na comparação com 2016, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O resultado ficou abaixo da projeção da entidade, que havia antecipado um crescimento da ordem de 1,5% em termos reais este ano.

 

No mês de dezembro, as vendas subiram 2,55% ante igual mês do ano anterior. Já na comparação com novembro, houve alta real de 20,42%. Todos os valores foram deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

 

Em termos nominais, a alta nas vendas em dezembro foi de 5,58% na comparação com o mesmo mês de 2016. Já o resultado acumulado do ano é de crescimento nominal de 4,75% ante 2016.

 

Para o presidente da entidade, João Sanzovo Neto, o crescimento ficou aquém do esperado porque a deflação de alimentos foi mais intensa que o previsto. Com isso, disse Sanzovo Neto, o faturamento do setor foi fraco mesmo tendo havido uma evolução positiva das vendas em volume.

 

Projeção. No entanto, a Abras projeta crescimento de 3% nas vendas reais do setor em 2018 na comparação com 2017. A expectativa, descrita como otimista por Neto, representa uma aceleração do ritmo do crescimento ante o 1,25% de crescimento real registrado em 2017.

 

"Estamos otimistas, vemos que a confiança dos consumidores e empresários está retomando", disse Sanzovo Neto.

 

O presidente da Abras considerou que a realização de eleições em 2018 traz incerteza para o ambiente de negócios, mas o executivo considerou que o setor tende a não ser afetado por turbulências. "A economia se descolou da política, isso é uma tendência que já vemos desde o final do ano passado", disse.

 

Para 2018, a expectativa é que o volume de itens vendidos aumente e que o faturamento ainda conte com o impacto de alguma recuperação nos preços de alimentos considerados commodities, caso do feijão, do arroz e do leite.

 

A GfK prevê que alguns dos itens cujo preço mais caiu em 2017 podem sofrer aumentos de preços em 2018. "É o caso do leite, porque o produtor já chegou num nível de preço em que não faz sentido produzir", diz. Para a maioria dos itens, no entanto, a previsão da GfK é de estabilidade de preço em 2018.

 

Fonte: O Estado de São Paulo

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s

Veja mais >>>