Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

01/12/2017 12:07 - Expectativa de Black Friday faz venda cair

A expectativa em torno da Black Friday afetou as vendas dos supermercados em outubro, quando as empresas registraram queda na demanda, informou ontem a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Isso aumenta a pressão sobre desempenho das redes no último bimestre do ano. Varejistas já discutem mudanças na data da liquidação, que ocorre em novembro. Há alguns anos, o consumidor tem adiado parte das compras nas semanas anteriores ao evento promocional.

 

A Abras informou que em outubro as vendas do setor em valores reais (deflacionadas pelo IPCA) caíram 0,65% sobre o mês de setembro. Houve queda de 0,84% em relação ao mesmo mês de 2016. Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram queda de 0,23% em relação a setembro e, quando comparadas a outubro do ano anterior, houve alta de 1,86%.

 

No acumulado do ano, as vendas nominais cresceram 4,52% e, em termos reais, subiram 0,9%.

 

É possível ver de forma mais clara o efeito da Black Friday nos números do ano ao se avaliar, isoladamente, o acumulado até setembro. Nos nove primeiros meses de 2017, as vendas reais registravam alta de cerca de 1,1% ante igual período do ano anterior, mas a taxa cai para 0,9% incluindo outubro.

A desaceleração também é verificada em termos nominais: até setembro as vendas subiam 4,84%. De janeiro a outubro, a taxa acumulada cai para 4,52%.

 

Isso obriga as redes a terem que recuperar o desempenho ainda no quarto trimestre, aumentando a necessidade de bons resultados entre novembro e dezembro. Neste ano, os descontos nos sites dos supermercados chegaram a 60% na Black Friday. Algumas redes estenderam as ações promocionais para todo o mês de novembro.

 

Em nota ontem, o comando da Abras destacou o efeito negativo da Black Friday sobre as vendas das lojas em outubro. "Como outubro antecede a Black Friday, os consumidores aguardam as promoções e postergam as suas compras, principalmente de produtos de maior valor", afirmou o presidente da Abras, João Sanzovo Neto. Bebidas alcoólicas e itens eletrônicos são mais afetados pelo adiamento.

 

Varejistas começaram a debater este ano mudança na data da Black Friday para a edição de 2018. A promoção pode ser antecipada de novembro para setembro, segundo conversas iniciais de grandes rede. O principal impedimento é que em novembro há a primeira parcela do décimo terceiro salário, o que ajuda a sustentar as vendas.

 

 

Fonte: Valor Econômico 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>