Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

01/12/2017 12:07 - Expectativa de Black Friday faz venda cair

A expectativa em torno da Black Friday afetou as vendas dos supermercados em outubro, quando as empresas registraram queda na demanda, informou ontem a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Isso aumenta a pressão sobre desempenho das redes no último bimestre do ano. Varejistas já discutem mudanças na data da liquidação, que ocorre em novembro. Há alguns anos, o consumidor tem adiado parte das compras nas semanas anteriores ao evento promocional.

 

A Abras informou que em outubro as vendas do setor em valores reais (deflacionadas pelo IPCA) caíram 0,65% sobre o mês de setembro. Houve queda de 0,84% em relação ao mesmo mês de 2016. Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram queda de 0,23% em relação a setembro e, quando comparadas a outubro do ano anterior, houve alta de 1,86%.

 

No acumulado do ano, as vendas nominais cresceram 4,52% e, em termos reais, subiram 0,9%.

 

É possível ver de forma mais clara o efeito da Black Friday nos números do ano ao se avaliar, isoladamente, o acumulado até setembro. Nos nove primeiros meses de 2017, as vendas reais registravam alta de cerca de 1,1% ante igual período do ano anterior, mas a taxa cai para 0,9% incluindo outubro.

A desaceleração também é verificada em termos nominais: até setembro as vendas subiam 4,84%. De janeiro a outubro, a taxa acumulada cai para 4,52%.

 

Isso obriga as redes a terem que recuperar o desempenho ainda no quarto trimestre, aumentando a necessidade de bons resultados entre novembro e dezembro. Neste ano, os descontos nos sites dos supermercados chegaram a 60% na Black Friday. Algumas redes estenderam as ações promocionais para todo o mês de novembro.

 

Em nota ontem, o comando da Abras destacou o efeito negativo da Black Friday sobre as vendas das lojas em outubro. "Como outubro antecede a Black Friday, os consumidores aguardam as promoções e postergam as suas compras, principalmente de produtos de maior valor", afirmou o presidente da Abras, João Sanzovo Neto. Bebidas alcoólicas e itens eletrônicos são mais afetados pelo adiamento.

 

Varejistas começaram a debater este ano mudança na data da Black Friday para a edição de 2018. A promoção pode ser antecipada de novembro para setembro, segundo conversas iniciais de grandes rede. O principal impedimento é que em novembro há a primeira parcela do décimo terceiro salário, o que ajuda a sustentar as vendas.

 

 

Fonte: Valor Econômico 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s

Veja mais >>>