Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

01/11/2017 15:23 - Natal e Ano Novo

Os empresários do setor supermercadista projetam crescimento nominal de 8,34% nas vendas de final de ano, de acordo com a Pesquisa Natal 2017, da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), realizada pelo Departamento de Economia da entidade nacional.

 

O resultado representa uma queda de 1,22% em relação a 2016, que registrou 9,56% na perspectiva de venda. Em termos reais, a projeção é de estabilidade, com estimativa de 0,27% de crescimento.

 

Mesmo com perspectivas positivas, a maioria dos empresários mantém cautela em relação às suas encomendas. Em 2017, 54% dos supermercadistas entrevistados na pesquisa projetam estabilidade nas compras junto às indústrias/fornecedores, e 24% estão mais otimistas, e acreditam em vendas superiores em relação a 2016.

 

"O momento político e econômico ainda gera incertezas na população, que segue cautelosa em relação ao consumo, priorizando produtos mais baratos e de menor valor agregado. A retomada do crescimento não veio como gostaríamos em 2017, mas a expectativa é positiva. O Natal e o Réveillon são períodos de grande movimento nos supermercados, e é importante nos prepararmos para receber da melhor maneira possível nossos clientes”, ressalta o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto.

 

Vendas

Em relação à expectativa de vendas dos produtos mais consumidos no Natal e no Réveillon, a cerveja (12,36%) e o frango congelado (12,35%) lideram as perspectivas dos empresários, seguidos da carne bovina (10,69%) e do suco (9,26%), dois itens inclusos na pesquisa este ano.

 

Produtos típicos

Dentre os produtos típicos do Natal, os supermercadistas estão apostando mais nas vendas de frutas nacionais da época (10,96%), que representa um aumento de 50 pontos percentuais, em relação às perspectivas de 2016, que registrou 10,46%, seguido do panetone (9,79%), espumantes/frisantes (8,09%), lombo (7,71%) e frutas secas (7,32%).

 

O peru, uma das aves mais tradicionais da época, registrou estabilidade nas encomendas, e representa 7,07% da expectativa de vendas para o período, ante 7,00%, registrado no ano passado.

 

Em relação aos peixes, os supermercadistas estão apostando mais no fresco (8,00%), seguido do bacalhau (7,71%) e peixe congelado (7,00%).

 

Importados

As oscilações do dólar impactaram as perspectivas dos empresários supermercadistas, que diminuíram suas apostas nos produtos importados. A estimativa de vendas para estes itens ficou em 5,83%, bem abaixo dos 10,00% registrados em 2016, uma queda de 4,17%.

Os vinhos importados, muito procurados para a época, também tiveram queda nas encomendas. Em 2017, este item representa 5,77% das expectativas de vendas, ante 8,43% de 2016.

 

Preços

Em relação à variação de preços nos últimos 12 meses, os itens que registraram maior variação foram: brinquedos (10,24%), cerveja (9,24%), e peixe fresco (9,82%).

 

Presentes

Dentre os itens para presentear, os supermercadistas estão apostando em produtos de menor valor agregado, as famosas “lembrancinhas”. Neste quesito, a caixa de bombom lidera, com 9,53% da expectativa de vendas, seguida dos brinquedos (8,31%) e dos eletrônicos (7,33%).

 

Contratações

A Pesquisa Natal 2017 também apurou as expectativas de contratação das empresas do setor. A recuperação lenta da economia refletiu nas expectativas dos empresários. Para 2017, apenas 23% dos supermercadistas irão aumentar seu quadro de funcionários no período, ante 25% em 2016.

 

Dentre as funções mais informadas pelos entrevistados que irão contratar temporários estão: operador de caixa (19,75%), empacotador (17,28%) e repositor (12,35%).

 

Metodologia

A pesquisa de Natal da ABRAS é realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade nacional  anualmente. Neste ano, foi apurada de 6/9/2017 a 6/10/2017, por meio de questionário on-line com 81 redes de supermercados do Brasil.

 

 

Fonte: Ases 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>