Notícias ABRAS
18/09/2017 10:32 - Avaliação ABRAS 2016
Os supermercados brasileiros registraram um índice de 2,10% de perdas em 2016, o que representa R$ 7,11 bilhões do faturamento bruto do setor e um aumento de 0,14% ponto percentual em relação a 2015, de acordo com a 17ª Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros, apresentada na tarde desta terça-feira (12) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Dentre as principais causas de perdas registradas em 2016 pelas 339 redes supermercadistas participantes estão: quebra operacional (28,6%), furto externo (18,2%), erro de inventário (14,8%), erro administrativo (8,9%), furto interno (8,3%), fornecedores (7,9%), entre outros. Em 2016, o faturamento bruto do setor alcançou R$ 338,7 bilhões, informou a entidade.
Categorias e Atividades Adotadas
Ainda segundo informações da pesquisa, os artigos que mais sofreram perdas em quantidade, no ano passado foram: doces em geral (22,6%), bebidas alcoólicas e bebidas em geral (18,2%), perfumaria (11,9%), carnes (10,7%) e desodorantes (9,1%). Já em relação às atividades adotadas para a prevenção de perdas citadas pelos supermercadistas estão: treinamento para colaboradores, processos mais cuidadosos no recrutamento e seleção de profissionais, definições das metas de perdas, controles e planos de ações, e comunicação de prevenção de perdas. "Esses 17 anos de estudos tem levado as empresas a se preocupar com essas ações, de 2012 para 2016 saiu de 28% para 59,7% o número de empresas que possui uma área ou pessoa específica para cuidar de prevenção de perdas.", disse João Sanzovo Neto, presidente da Abras, durante a coletiva imprensa.
Segundo Sanzovo, quase 50% dos desperdícios de alimentos ainda está no trajeto da roça até o supermercado. "Há também um lado de logística e infraestrutura muito grande para ser trabalhado nessa luta para a redução do desperdício. Com esses resultados percebemos que temos ainda muito trabalho pela frente como setor, como empresários, em busca de rentabilidade e rendimentos para crescimento mas muito trabalho também como cidadãos como responsabilidade social.", comenta.
Setor Supermercadista Estima Crescer 1,5% em Vendas
Em julho, a Entidade anunciou que estima uma melhora nas vendas reais em 2017, elevando sua projeção de crescimento no ano para 1,5%, ante alta de 1,3% esperada no início do ano, em linha com as expectativas de queda de juros e da inflação. "O cenário brasileiro atual nos leva a ficar otimistas, principalmente em relação a recuperação do emprego, que para o setor supermercadista representa um aumento na renda e a possibilidade de um maior poder de compra do consumidor", finalizou o presidente.
Fonte: Giro News

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade