Notícias ABRAS
18/09/2017 10:30 - Supermercados apresentam R$ 7 bilhões em perdas em 2016
Os supermercados brasileiros tiveram R$ 7,11 bilhões em perdas no faturamento bruto em 2016 em razão de furtos, erros ou quebra operacional, segundo informações da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar). O resultado da 17ª Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros foi apresentado nesta quarta-feira, 12, na 51ª Convenção ABRAS, realizada em Atibaia – SP. O valor representa 2,1% do total faturado pelas redes varejistas no ano passado, um aumento de 0,14 ponto percentual em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Para o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, a alta foi provocada por um impacto de maior ocorrência de furtos, sobretudo de produtos como bebidas e perfumaria. "A experiência nos mostra que em períodos mais difíceis da economia, isso ocorre", disse ele.
O total desperdiçado em perdas no setor equivale ao faturamento de uma rede
supermercadista de grande porte. Se fossem faturados por uma única empresa, os R$ 7 bilhões perdidos representariam a quinta maior rede de supermercados do Brasil.
O estudo mostra que 40,3% das empresas do setor ainda não possuem uma área de prevenção de perdas. No entanto, o número já foi muito maior no passado: 72% em 2012. Sanzovo destacou a necessidade de redução de desperdício no caminho dos produtos até as lojas, sobretudo no caso de itens perecíveis. Ele avaliou positivamente, no entanto, o fato de que houve redução na comparação anual das perdas com itens como frutas, legumes e verduras, além de carnes.
“Evitar as perdas é melhorar a eficiência, produtividade e lucratividade dos supermercados. A prevenção deve fazer parte da cultura das empresas. A avaliação é a principal fonte de pesquisa do setor, nos ajuda a identificar o que está dando errado e possibilita aprimorar processos e a elaborar ações mais eficazes de prevenção de perdas”, afirmou Sanzovo.
Fonte: Revista Distribuição
Veja mais >>>
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

