Notícias ABRAS
14/09/2017 13:20 - Perdas nos supermercados retiraram R$ 7 bilhões do faturamento das redes
Atibaia (SP) - Com a alta dos furtos, principalmente de bebidas e itens de perfumaria, os supermercados brasileiros registraram no ano passado um nível de perdas de 2,1% do faturamento bruto, índice superior ao de 2015. O total da ruptura, em valores, foi de R$ 7,11 bilhões, equivalente ao faturamento de uma rede de grande porte.
Os dados foram divulgados ontem pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) durante a 51º Convenção Abras. O crescimento em relação a 2015 - de 0,14 ponto percentual - ocorreu, principalmente, pelo impacto do aumento do número de furtos. Para o presidente da entidade, João Sanzovo Neto, o cenário é natural em momentos de crise econômica. "Os supermercados precisam melhorar a segurança dos itens de mercearia seca, líquida e perfumaria, porque são produtos suscetíveis ao furto", diz.
Fatores como a quebra operacional, erros administrativos, de inventário e falhas dos fornecedores também contribuíram para o avanço das perdas no período (veja no gráfico).
Na avaliação por categoria de produtos, a maioria das 14 analisadas apresentou queda no nível de perdas, frente 2015. Os avanços dos setores de mercearia líquida, seca e perfumaria, no entanto, puxaram o índice para cima, uma vez que as três representam mais de 40% de toda a amostra.
Segundo o presidente da Abras, o montante perdido em 2016 equivale a uma rede que estaria na quinta colocação do ranking Abras - indicador que mede as maiores varejistas do ramo de supermercados.
Apesar do impacto expressivo, o estudo mostrou que 40,3% dos supermercados ainda não possuem uma área focada na prevenção de perdas. O número apresentou um crescimento em relação à pesquisa do ano anterior, quando 34,3% das empresas do ramo afirmaram não possuir uma área de prevenção. "Temos muito trabalho pela frente para diminuir as perdas e desperdícios no nosso setor", diz.
Diretor de sustentabilidade do Grupo Carrefour, Paulo Pianez também ressaltou, durante o evento, a importância do tema para o ramo supermercadista. "O volume de perdas que temos hoje não raro é maior do que a rentabilidade de nossas respectivas empresas. Ou seja, isso é um câncer que tem que ser combatido. É um assunto chato de se falar, mas essencial para o nosso negocio."
Ele afirmou ainda que o Carrefour tem feito um trabalho forte para a diminuir perdas, que tem garantido um índice abaixo da média do setor. "Temos conseguido trabalhar hoje para que nosso índice seja menor do que a média do mercado", comentou. Questionado pelo DCI sobre o valor exato, o executivo se limitou a dizer que é pouco abaixo dos 2,1%.
Perspectiva para o setor
Durante o evento, o presidente da Abras falou também sobre as perspectivas da entidade para o desempenho deste ano. Segundo ele, o ramo deve fechar 2017 com estabilidade ou leve alta no volume de produtos vendidos. Em relação ao crescimento da receita, contudo, ele apontou que o "forte impacto da deflação pode fazer com que a alta nem atinja o 1,5%" - valor previsto pela entidade em julho. /O repórter viajou a Atibaia a convite da Abras
Fonte: DCI São Paulo

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade