Notícias ABRAS
14/09/2017 11:38 - Responsabilidade Social é debatida na Convenção ABRAS 2017
Por Giseli Cabrini
![]() |
|
|
"Como todos sabem a edição deste ano da convenção traz como tema Mudanças - Vamos juntos!. Isso significa uma mudança na forma de olhar o mundo e do papel que as empresas têm como agentes de transformação da sociedade no sentido de promover o desenvolvimento social e o crescimento sustentável", disse a primeira-dama da Abras e moderadora do Bloco do Conhecimento, Suzana Sanzovo.
"Práticas de inclusão representam oportunidades futuras para tornar nosso negócio perene. A diversidade deve ser trabalhada como um valor dentro da organização, junto ao mercado consumidor e como agente de transformação social", disse a diretora de Recursos Humanos da Unilever no Brasil, Carolina Mazziero. Há dez anos, a Unilever desenvolve ações voltadas à equidade de gêneros e à inclusão social no Brasil. Um exemplo claro desse esforço está na adesão de marcas tradicionais da empresa, entre elas Seda, OMO, Knorr e Dove, ao conceito de "não ao estereótipo".
O gerente de marketing de sustentabilidade da GS1 Brasil, Frederico Bellini Coelho, e a diretora-executiva da Nova Projeto, Monica Aragão Wahltuhl , apresentaram como funciona a parceria entre as duas instituições voltada para a capacitação e a inclusão de pessoas com deficiência intelectual no varejo. E também mostraram os ganhos obtidos com a iniciativa.
"Por meio desse projeto que, conta também com o apoio da Escola Nacional de Supermercados da Abras, nós conseguimos contribuir não só para o cumprimento da lei de cotas para pessoas com deficiência, mas para fazer com que pessoas talentosas com essas características sejam inseridas com sucesso no mercado de trabalho", afirmou Coelho.
Segundo Mônica, os ganhos são para todos. Para o profissional, seus familiares, empresas e para a sociedade uma vez que as pessoas com deficiência intelectual passam a ser economicamente ativas e mais independentes. Ou seja, agentes que participam diretamente da sociedade.
A gerente de responsabilidade social do Carrefour, Karina Chaves, e a coordenadora de projetos na Rede Cidadã, Cristina Saturnino, apresentaram como funciona o projeto Conexão Varejo, também voltada à promoção de inclusão social e diversidade e que também foi desenvolvido em parceria com a Escola Nacional de Supermercados da Abras.
Entre as principais novidades está a ampliação da inserção e da capacitação de pessoas transgêneras no grupo Carrefour. "Trabalhar com diversidade enriquece o mundo, a sociedade e o negócio", disse Karina. "Por meio do Conexão Varejo entendemos que capacitar pessoas para o varejo envolve não apenas questões técnicas, mas principalmente o desenvolvimento de competências emocionais. Além disso, toda organização precisa estar envolvida e comprometida com ações que promovam a inclusão e a diversidade."

Veja mais >>>
04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s