Notícias ABRAS
14/09/2017 11:36 - Convenção ABRAS 2017 debate toque feminino na gestão dos supermercados
Por Marcelo Xavier
![]() |
|
Bloco abordou temas importantes para os supermercados, que podem contribuir para o crescimento de uma empresa
|
A Country Manager da Kantar Worldpanel no Brasil, Patricia Beber, abordou o tema da participação das mulheres no mercado de trabalho e o poder decisório de compras em supermercado. Em 1980, as mulheres representavam 16% dos chefes de família. Hoje, esse número é de 40%, o que deixa o cenário de compras mais amplo e cria muitas oportunidades.
Com dados importantes para o setor, Patricia mostrou que as mulheres, quando vão às compras sozinhas, gastam mais do que quando vão acompanhadas pelos maridos e/ou filhos, pois, sozinhas, elas tendem a gastar menos com commodities e investir mais em produtos sofisticados. O pensamento "eu mereço" faz com que elas gastem 89% a mais nos produtos pessoais quando estão sós do que o fazem acompanhadas.
A gerente de RH e Áreas Parceiras de Negócios da Prezunic, Ana Bahrens, falou sobre a importância de ter práticas corporativas alinhadas aos valores da empresa e sobre como uma liderança próxima, o trabalho em equipe e as oportunidades de carreira contribuem para o crescimento do negócio. Ela ainda destacou a relevância de a liderança ser inspiradora, do respeito à diversidade de gênero, da comunicação transparente e outros atributos da liderança que pressupõem a valorização da equipe.
A sócia-fundadora do Grupo Carvalho, Van Fernandes, contou a história de criação do grupo, sua participação na construção da empresa e os desafios que teve nessa trajetória de mais de 30 anos. A persistência e a preparação foram fundamentais para que, hoje, o Carvalho tenha 47 lojas no Piauí e Maranhão e fature R$ 1,75 bilhão. Van comentou que sua experiência a ensinou que um dos segredos para as mulheres obterem sucesso em cargos de liderança é o cultivo à coragem e ao destemor frente aos desafios.

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade