Notícias ABRAS
12/09/2017 18:27 - Perdas nos supermercados brasileiros equivalem a “empresa” que ocuparia o 5º lugar no Ranking Abras
Índice de perdas verificado em 2016 foi de 2,28% em relação ao faturamento bruto, ou seja, cerca de R$ 7,11 bilhões
Por Giseli Cabrini
Motin, do comitê da Abras, disse que o número de supermercados com áreas de prevenção de perdas aumentou de 28% para 59,7% em quatro anos
O setor supermercadista deixa de faturar, por ano, uma quantia equivalente a uma empresa que ocuparia o 5º lugar no Ranking Abras, ou seja, aproximadamente R$ 7,11 bilhões. O dado consta do 17ª Estudo Nacional sobre Prevenção de Perdas nos Supermercados, que foi apresentada pelo membro do Comitê de Prevenção de Perdas da Abras, Eder Ismael Motin, durante a primeira parte do Workshop SuperHiper "Perdas e Ganhos", evento que antecede a 51ª edição da Convenção Abras 2017 e que foi realizado na manhã desta terça-feira, 12 de setembro, no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP).

O Índice de Perdas, verificado em 2016, foi de 2,28% em relação ao faturamento bruto. "Ficou 0,02 pontos percentuais [p.p.] acima do índice verificado em 2015, que foi de 2,26%. Ou seja, no ano passado, para cada R$ 100 que o setor faturou, R$ 2,28 foi parar no lixo", afirmou Motin, que também é controller da rede Condor.
O executivo destacou que o número de supermercados com áreas de prevenção de perdas tem aumentado: de 28%, em 2012, para 59,7%, em 2016. Segundo Éder, o objetivo do comitê é contribuir para que todas as empresas do setor adotem essas práticas num intervalo de tempo que seja o mais curto possível.
Motin também chamou a atenção para a importância de as áreas de prevenção de perdas se reportarem diretamente à presidência ou, pelo menos, à controladoria das empresas varejistas.
O executivo também falou sobre as boas práticas adotadas, em prevenção de perdas, pela rede Condor. "Este ano, devemos encerrar com um índice de 1,76%, inferior à média do setor."
As principais informações do 17ª Estudo Nacional sobre Prevenção de Perdas nos Supermercados já está disponível no portal da Abras e também na edição de agosto da revista SuperHiper.
A 51ª edição da Convenção Abras, que traz, este ano, o tema "Mudanças - Vamos Juntos!", acontece de 12 a 14 de setembro no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP). Durante três dias, os convencionais contarão com palestras nacionais e internacionais, painéis e blocos do conhecimento, ministrados por renomados especialistas, além da 7ª edição da Exposição e Feira de Tecnologia Abras, que traz lançamentos e soluções para o varejo de alimentos.
Veja mais >>>
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

