Notícias ABRAS
12/09/2017 18:27 - Perdas nos supermercados brasileiros equivalem a “empresa” que ocuparia o 5º lugar no Ranking Abras
Índice de perdas verificado em 2016 foi de 2,28% em relação ao faturamento bruto, ou seja, cerca de R$ 7,11 bilhões
Por Giseli Cabrini
Motin, do comitê da Abras, disse que o número de supermercados com áreas de prevenção de perdas aumentou de 28% para 59,7% em quatro anos
O setor supermercadista deixa de faturar, por ano, uma quantia equivalente a uma empresa que ocuparia o 5º lugar no Ranking Abras, ou seja, aproximadamente R$ 7,11 bilhões. O dado consta do 17ª Estudo Nacional sobre Prevenção de Perdas nos Supermercados, que foi apresentada pelo membro do Comitê de Prevenção de Perdas da Abras, Eder Ismael Motin, durante a primeira parte do Workshop SuperHiper "Perdas e Ganhos", evento que antecede a 51ª edição da Convenção Abras 2017 e que foi realizado na manhã desta terça-feira, 12 de setembro, no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP).
O Índice de Perdas, verificado em 2016, foi de 2,28% em relação ao faturamento bruto. "Ficou 0,02 pontos percentuais [p.p.] acima do índice verificado em 2015, que foi de 2,26%. Ou seja, no ano passado, para cada R$ 100 que o setor faturou, R$ 2,28 foi parar no lixo", afirmou Motin, que também é controller da rede Condor.
O executivo destacou que o número de supermercados com áreas de prevenção de perdas tem aumentado: de 28%, em 2012, para 59,7%, em 2016. Segundo Éder, o objetivo do comitê é contribuir para que todas as empresas do setor adotem essas práticas num intervalo de tempo que seja o mais curto possível.
Motin também chamou a atenção para a importância de as áreas de prevenção de perdas se reportarem diretamente à presidência ou, pelo menos, à controladoria das empresas varejistas.
O executivo também falou sobre as boas práticas adotadas, em prevenção de perdas, pela rede Condor. "Este ano, devemos encerrar com um índice de 1,76%, inferior à média do setor."
As principais informações do 17ª Estudo Nacional sobre Prevenção de Perdas nos Supermercados já está disponível no portal da Abras e também na edição de agosto da revista SuperHiper.
A 51ª edição da Convenção Abras, que traz, este ano, o tema "Mudanças - Vamos Juntos!", acontece de 12 a 14 de setembro no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP). Durante três dias, os convencionais contarão com palestras nacionais e internacionais, painéis e blocos do conhecimento, ministrados por renomados especialistas, além da 7ª edição da Exposição e Feira de Tecnologia Abras, que traz lançamentos e soluções para o varejo de alimentos.

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade