Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

12/09/2017 18:18 - Educação é a principal ferramenta contra perdas e desperdício de alimentos na cadeia de abastecimento

Participantes do painel de abertura do Workshop SuperHiper destacam papel dos supermercados como agentes de conscientização e combate a um problema que gera impactos sociais, econômicos e ambientais  

 

Por Giseli Cabrini

 

 

Da esquerda para a direita: Biasi (FAO), Ana Paula (GS1), Pianez (Carrefour) e Tejon (ESPM)

 

O Workshop SuperHiper "Perdas e Ganhos" deu início à programação da 51ª edição da Convenção ABRAS 2017, na manhã desta terça-feira,12 de setembro, no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP). Durante o evento foram apresentados dados globais sobre o impacto das perdas e do desperdício de alimentos para os supermercados, a cadeia de abastecimento e o mundo. Boas práticas e possíveis soluções para prevenir e combater o problema, que traz prejuízos sociais, econômicos e ambientais, também foram tratados.

 

"Esse é um assunto árduo, mas o que dói no coração e no bolso precisa ser tratado, pesquisado e trabalhado", disse o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, ao iniciar os trabalhos do painel "Combate ao Desperdício".

 

Embora o workshop tenha abordado diversas facetas das perdas e do desperdício de alimentos, a conclusão é que o problema só será contornado a partir de ações que promovam a educação e o conhecimento sobre o tema dentro da sociedade e não apenas no âmbito dos agentes varejistas e seus parceiros.

 

"O desperdício é uma cultura tenebrosa originada da ignorância. Para mudar isso é preciso educação. Mas educar não é uma missão exclusiva da escola e da academia. Isso é papel de toda a sociedade civil organizada, incluindo o setor supermercadista", afirmou o moderador do painel e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), José Luiz Tejon.

 

Segundo dados apresentados pelo oficial de programas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Carlos Biasi, infelizmente, o Brasil é um dos dez países que mais descartam alimentos em todo o mundo. Ainda que 50% do desperdício aconteça nas etapas de manuseio e transporte, 10% concentram-se nos mercados e nas casas. Daí a importância do setor supermercadista em atuar como um disseminador de ações educativas voltadas, principalmente, ao consumidor.

 

A gerente de engajamento e projetos setoriais da GS1 Brasil, Ana Paula Maniero, falou sobre a importância que a adoção de padrões abertos e globais traz para a cadeia de abastecimento, no sentido de prevenir e combater perdas ao promover a identificação e a codificação dos produtos. Além disso, esses padrões permitem aprimorar a comunicação entre os agentes da cadeia de abastecimento, facilitando a solução dos gargalos existentes e funcionando como ferramenta de disseminação do conhecimento.

 

Por sua vez, o diretor de sustentabilidade e responsabilidade social do grupo Carrefour, Paulo Pianez, detalhou, sob o ponto de vista operacional, como funciona a plataforma de gestão integrada de combate ao desperdício que a rede adotou no Brasil há quatro anos. Um dos principais pilares dessa plataforma é o canal ‘Consumo Consciente', que tem o objetivo de incentivar e orientar os consumidores sobre como aproveitar, ao máximo, os alimentos, evitando o desperdício dentro de casa.

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>