Notícias Abras
12/09/2017 18:18 - Educação é a principal ferramenta contra perdas e desperdício de alimentos na cadeia de abastecimento
Participantes do painel de abertura do Workshop SuperHiper destacam papel dos supermercados como agentes de conscientização e combate a um problema que gera impactos sociais, econômicos e ambientais
Por Giseli Cabrini
Da esquerda para a direita: Biasi (FAO), Ana Paula (GS1), Pianez (Carrefour) e Tejon (ESPM)
|
"Esse é um assunto árduo, mas o que dói no coração e no bolso precisa ser tratado, pesquisado e trabalhado", disse o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, ao iniciar os trabalhos do painel "Combate ao Desperdício".
Embora o workshop tenha abordado diversas facetas das perdas e do desperdício de alimentos, a conclusão é que o problema só será contornado a partir de ações que promovam a educação e o conhecimento sobre o tema dentro da sociedade e não apenas no âmbito dos agentes varejistas e seus parceiros.
"O desperdício é uma cultura tenebrosa originada da ignorância. Para mudar isso é preciso educação. Mas educar não é uma missão exclusiva da escola e da academia. Isso é papel de toda a sociedade civil organizada, incluindo o setor supermercadista", afirmou o moderador do painel e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), José Luiz Tejon.
Segundo dados apresentados pelo oficial de programas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Carlos Biasi, infelizmente, o Brasil é um dos dez países que mais descartam alimentos em todo o mundo. Ainda que 50% do desperdício aconteça nas etapas de manuseio e transporte, 10% concentram-se nos mercados e nas casas. Daí a importância do setor supermercadista em atuar como um disseminador de ações educativas voltadas, principalmente, ao consumidor.
A gerente de engajamento e projetos setoriais da GS1 Brasil, Ana Paula Maniero, falou sobre a importância que a adoção de padrões abertos e globais traz para a cadeia de abastecimento, no sentido de prevenir e combater perdas ao promover a identificação e a codificação dos produtos. Além disso, esses padrões permitem aprimorar a comunicação entre os agentes da cadeia de abastecimento, facilitando a solução dos gargalos existentes e funcionando como ferramenta de disseminação do conhecimento.
Por sua vez, o diretor de sustentabilidade e responsabilidade social do grupo Carrefour, Paulo Pianez, detalhou, sob o ponto de vista operacional, como funciona a plataforma de gestão integrada de combate ao desperdício que a rede adotou no Brasil há quatro anos. Um dos principais pilares dessa plataforma é o canal ‘Consumo Consciente', que tem o objetivo de incentivar e orientar os consumidores sobre como aproveitar, ao máximo, os alimentos, evitando o desperdício dentro de casa.
Veja mais >>>
26/04/2024 17:39 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 8,85% em março, aponta ABRAS10/04/2024 11:03 - Quais são as perspectivas da Inteligência Artificial para o varejo
10/04/2024 10:51 - Ciro Gomes fala para plateia lotada no Smart Market ABRAS 2024
10/04/2024 10:30 - Smart Market ABRAS 2024 é sucesso de público e supera expectativas
10/04/2024 10:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2024: conheça os vencedores
12/04/2024 10:16 - Ranking ABRAS 2024: Conheça as maiores empresas do varejo alimentar
08/04/2024 22:27 - Ranking ABRAS 2024: Conheça os novos números do varejo alimentar brasileiro.
01/04/2024 17:45 - Smart Market ABRAS 2024: painel Comunidade Pessoas trará ótimas discussões sobre o setor
01/04/2024 16:07 - Smart Market ABRAS 2024: Não perca a nossa Super Live no dia 03 de Abril
01/04/2024 10:44 - Smart Market ABRAS 2024: painel Comunidade Operações é um dos mais aguardados
28/03/2024 17:30 - Smart Market ABRAS 2024: painel Comunidade Expansão, Obras e Engenharia promete ótimos insighs
28/03/2024 11:40 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,47%, aponta ABRAS
28/03/2024 09:08 - Smart Market ABRAS 2024: painel Comunidade Marketing contará com grandes especialistas
26/03/2024 17:29 - Smart Market ABRAS 2024: Painel Financeiro já tem grandes nomes confirmados
26/03/2024 10:32 - Tom Edwards confirma presença no Smart Market ABRAS 2024