Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

18/08/2017 12:33 - Semana do Peixe incentiva consumo de peixes e frutos do mar

O peixe é uma proteína saborosa e saudável, rica em nutrientes importantes e, devido à diversidade de espécies, acessível a todas as classes sociais. Mesmo assim, o seu consumo no Brasil é inferior a 10 kg/hab/ano, mesmo patamar mundial da década de 1960, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU). Os dados mais recentes indicam que a média mundial foi de 20kg/per capita/ano em 20141.

 

Mudar essa realidade, com valorização da praticidade no preparo do pescado, destaque às qualidades nutricionais e incentivo à comercialização de peixes e frutos do mar no varejo e food service – além de aumentar o conhecimento da população sobre os benefícios do pescado –, é o objetivo da 14ª Semana do Peixe, entre 1º e 15 de setembro de 2017, em todo o Brasil, que tem como tema “Saúde e Sabor”.

 

A iniciativa é coordenada e operacionalizada pela cadeia produtiva do pescado, com apoio de diversas instituições, e pretende reunir todos os elos, sem privilegiar nenhum segmento ou ator específico, em torno do objetivo maior que é fomentar o consumo de peixes e frutos do mar no Brasil.

 

“Em sua 14ª edição, a Semana do Peixe quer fortalecer um marco referencial para a cadeia produtiva, com ações em todas as regiões, criando uma terceira época de grande consumo de pescado, após a Semana Santa e o Natal”, pontua Meg Felippe, uma das coordenadoras da Semana do Peixe.

 

“A Semana do Peixe quer fomentar os negócios, estimulando a criação de empregos e renda, além de uma cultura duradoura de consumo de peixes e frutos do mar no Brasil”, acrescenta Roberto Imai, coordenador do Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura da Fiesp (Compesca) e presidente do Sindicato da Indústria da Pesca no Estado de São Paulo (Sipesp) – parceiros da iniciativa –, que destaca “a capacitação da cadeia produtiva, aproximação dos diversos elos, aumento de vendas de pescado no varejo e no food service, valorização dos profissionais, fornecedores e interlocutores institucionais, intercâmbio de experiências com o exterior e aprimoramento geral das relações entre os membros da cadeia produtiva para a criação de uma permanente cultura de consumo de pescado no Brasil”.

 

A Semana do Peixe foi criada há 14 anos pela então Secretaria Especial da Pesca e Aquicultura (SEAP) em todo o território nacional. Em 2016, o setor privado assumiu a ação, apoiado pelo Compesca, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e o Ministério da Agricultura. A iniciativa proporcionou aumento de 30% na venda de pescado no varejo no ano passado.

 

Semana do Peixe

A Semana do Peixe desenvolve um conjunto de ações com foco na cadeia produtiva de peixes e frutos do mar para estimular o consumo de pescado no país. A campanha incentiva ações promocionais no varejo e food service, eventos com a cadeia produtiva, oficinas educacionais para crianças, divulgação de materiais promocionais ao consumidor final, material promocional e educativo (receitas, melhores formas de preparo, como selecionar seu peixe), promoções em insumos, serviços e equipamentos para a cadeia produtiva, campanhas promocionais na pesca esportiva, entre outras ações.

 

Período de realização: Dias 1º a 15 de setembro de 2017

 

 

Como participar?

- Compartilhe as informações do site www.semanadopeixe.com.br e de nossas redes sociais

- Informe sobre iniciativas e ações na sua cidade

- Crie iniciativas para estimular o consumo

- Use a hashtag #semanadopeixe

 

A 14ª Semana do Peixe tem apoio institucional da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura da Fiesp (Compesca), Instituto de Pesca, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Secretaria de Aquicultura e Pesca, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e Governo do Brasil. A lista de patrocinadores privados pode ser conferida no site www.semanadopeixe.com.br , assim como todos os materiais criados pela equipe de comunicação da campanha.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Semana do Peixe

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>