Notícias ABRAS
01/08/2017 10:51 - Setor de supermercados eleva previsão de alta das vendas em 2017 para 1,5%
O setor de supermercados brasileiros prevê melhora nas vendas em 2017, elevando sua projeção de crescimento real (já descontada a inflação) para 1,5% este ano. Antes, a projeção prevista era de uma alta de 1,3%. A mudança se justifica pelas expectativas de queda de juros e da inflação, informou nesta quinta-feira (27) a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
A indústria de supermercados encerrou o primeiro semestre com alta de 0,95% nas vendas reais ante igual período do ano passado, de acordo com a associação.
Em junho, as vendas reais do setor no Brasil tiveram alta de 0,59% em relação a maio e de 2,71% em relação ao mesmo mês de 2016, disse a Abras.
O cenário reflete a melhora de alguns fatores econômicos, afirmou o presidente da Abras, João Sanzovo Neto. "O que a gente sente é que a queda na inflação, um pequeno crescimento das contratações, o dinheiro do FGTS fizeram com que esse resultado fosse positivo", afirmou.
A inflação brasileira está esfriando. No mês de junho, país chegou a registrar deflação, ou seja, queda nos preços da economia. A inflação fraca abriu o caminho para um redução nas taxas de juros do país. Na última quarta-feira, o Banco Central reduziu em um ponto percentual a taxa de juros, para 9,25%.
A perspectiva da Abras é de que a tendência de crescimento seja mantida no mês de julho, segundo Sanzovo Neto.
Incerteza política
No entanto, a apreensão em relação ao cenário político mantém os empresários cautelosos quanto ao desempenho do setor no ano. O índice de confiança dos supermercadistas caiu para 48,4% em junho, abaixo dos 50,5% registrados em abril.
Conforme o diretor de relacionamento da empresa de pesquisas de mercado GfK Brasil, Marco Aurélio Lima, encarregado do índice, o levantamento reflete o impacto das denúncias de Joesley Batista, do grupo JBS, contra o presidente Michel Temer e os temores sobre seus reflexos na economia.
"Nós tínhamos índices (de confiança) muito altos no início do ano, porque muitos empresários achavam que haveria uma grande melhora em 2017. E quando entrou a divulgação das gravações da JBS, isso os impactou", disse Lima.
Fonte: Itaquera

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade