Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

11/07/2017 11:33 - Empresa dá dicas para reduzir perdas nos supermercados

Saber lidar com os recursos de maneira eficiente é um dos segredos mais importantes para o sucesso de qualquer negócio. No caso dos supermercados, no entanto, essa é uma área em que ainda há muito o que aprender - mas a boa notícia é que isso significa oportunidades bilionárias para o setor.

 

Estudo conduzido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) sobre as perdas nas operações chama atenção para o impacto negativo de 2,26% no faturamento dos supermercados em 2015. Esse porcentual representa o montante de R$ 7,1 bilhões, se considerarmos a receita bruta de R$ 315,8 bilhões divulgada em pesquisa elaborada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em parceria com a Nielsen em 2016.

 

Esse índice de perdas no Brasil é elevado se compararmos com a média mundial de 1,36%, e também fica acima dos 1,6% em mercados na América Latina. Validade vencida, furtos externos e internos, erros administrativos, armazenagem malfeita e má disposição dos produtos nas prateleiras estão entre os principais motivos que levam a esse número alto de perdas.

 

Soluções em diferentes áreas, no entanto, podem ajudar a diminuir esses valores. A TOTVS, empresa de tecnologia especializada em soluções de negócios para empresas de todos os portes, destaca que há, de modo geral, três frentes nas quais as redes de supermercados podem atuar para conter as perdas: processos, tecnologia e pessoas.

 

A criação de regras eficientes, o monitoramento contínuo, a adoção de metas e premiações por bons resultados são itens importantes quando o assunto são processos, enquanto o investimento em marketing interno é a melhor ferramenta para engajar as pessoas e motivar as equipes a serem mais proativas. Campanhas atreladas a premiações, por exemplo, geram resultados rápidos e eficientes, mas o desenvolvimento de uma cultura de prevenção às perdas deve ser tratado como prioridade.

 

Quando se trata de tecnologia, o foco é na automação para a coleta e a disponibilidade de dados, assim como na integração entre as áreas. Um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo, pode unir setores diferentes como fiscal, comercial e logística, e oferecer informações gerenciais estratégicas que podem fazer a diferença na tomada de decisão.

 

Além dessas soluções, a TOTVS elaborou outras cinco dicas básicas que as redes de supermercados podem começar a colocar em prática para reduzir as perdas e aumentar o faturamento. Alcançar a perda zero é impossível, mas esses passos podem ajudar a diminuir os valores para patamares mais aceitáveis. Confira:

 

1) Estude a região: antes mesmo de inaugurar uma unidade, conheça bem a localização do estabelecimento e a taxa de criminalidade. Essa é uma informação importante para evitar roubos e furtos.

 

2) Layout da loja: o modo como os produtos são distribuídos tem influência direta nas vendas. Por isso, evite móveis muito altos, que dificultam o alcance e a visualização.

 

3) Sistemas de monitoramento: câmeras e circuitos fechados de televisão (CFTV), assim como equipar produtos com etiquetas ligadas a alarmes, podem fazer a diferença na redução das perdas e furtos.

 

4) Cuidado com produtos de alto risco: itens de elevado valor agregado, como celulares, perfumaria, carnes, cigarros e eletroeletrônicos devem ter uma estratégia diferenciada de armazenagem e manuseio, para evitar a perda desnecessária desses produtos.

 

5) Recebimento das mercadorias: essa é uma das fases mais críticas na prevenção de perdas. O recebimento deve ser feito em local separado do armazenamento e apenas pessoas autorizadas devem acompanhar o processo.

 


Fonte: Info Money

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>