Notícias ABRAS
31/03/2017 12:51 - Vendas nos supermercados ficam estáveis nos dois primeiros meses do ano
Vendas nos supermercados ficam estáveis nos dois primeiros meses do ano
Em fevereiro, a queda real nas vendas (descontada a inflação) foi de 1,93% em relação a janeiro. Na comparação com fevereiro de 2016, houve alta de 4,56%. No acumulado de 12 meses, a Abras registra crescimento de 5,02%.
"Isso mostra uma estabilidade, considerando que, no ano anterior, fevereiro teve 29 dias e, neste, 28. Podemos dizer que estamos praticamente estáveis, estagnados, andando de lado, mas não caindo mais. Estamos no porão do poço, e não deve ter mais subsolo aí", comparou.
Todas as regiões do país registraram queda nas vendas dos supermercados em fevereiro. No Nordeste, as vendas caíram 3%; no Sudeste, 1,80%; no Centro-Oeste, 1,43%; no Norte, 0,99%; e no Sul, 0,54%.
Produtos
O preço da cesta de produtos Abrasmercado, que analisa 35 produtos de largo consumo, caiu 1,49%, passando de R$ 479,64 em janeiro para R$ 472,51 em fevereiro. No acumulado de janeiro e fevereiro, o valor da cesta subiu 3,57%.
Entre os itens com maiores altas estão o xampu (4,13%), a farinha de mandioca (1,38%), o sal (0,99%) e o açúcar (0,90%). As maiores quedas ficaram com o feijão (-10,84%), a cebola (-9,96%), a batata (-8,06%) e o frango congelado (-6,22%).
Índice de Confiança
De acordo com o Índice de Confiança do Supermercadista, os empresários do setor estão mais otimistas com o cenário macroeconômico. Na pesquisa de fevereiro, o índice ficou em 56,1 pontos, o que aponta para uma perspectiva positiva na comparação com dezembro do ano passado (50,5 pontos).
"A tendência é de crescimento moderado, de acordo com vários indicadores como o desemprego, que é o que ainda está segurando o crescimento mais forte, mas sabemos que, em termos econômicos, quando o desemprego começa a ficar alto, ele é o último índice a ser recuperado em uma crise", disse Sanzovo.
Carne Fraca
Segundo o presidente da Abras, apesar de ser muito cedo para uma avaliação, o setor ainda não registrou quedas perceptíveis na vendas de carnes depois da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal. "Houve algumas dúvidas, o consumidor questionou algumas marcas, substituiu momentaneamente, mas, a cada dia, que passa fica mais claro que não existe risco de saúde pública."
Fonte: Fato Online

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade