Notícias ABRAS
29/03/2017 11:06 - Vendas dos supermercados crescem 4,56% em fevereiro sobre 2016, diz Abras
As vendas do setor supermercadista caíram 0,07% nos dois primeiros meses de 2017 na comparação com o mesmo período do ano passado, o que, segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto, mostra estabilidade do indicador. Em fevereiro, a queda real nas vendas (descontada a inflação) foi de 1,93% em relação a janeiro. Na comparação com fevereiro de 2016, houve alta de 4,56%. No acumulado de 12 meses, a Abras registra crescimento de 5,02%.
No porão do poço
"Isso mostra uma estabilidade considerando que no ano anterior fevereiro teve 29 dias contra 28 neste ano. Podemos dizer que estamos praticamente estáveis, estagnados, andando de lado, mas não caindo mais. Estamos no porão do poço e não deve ter mais subsolo aí", comparou. Todas as regiões do país registraram queda nas vendas nos supermercados em fevereiro. No Nordeste, a queda foi de 3%, seguido pelo Sudeste (-1,80%), Centro-oeste (-1,43%), Norte (-0,99%) e Sul (-0,54%).
Cesta de produtos caiu 1,49%
O preço da cesta de produtos Abrasmercado, que analisa 35 produtos de largo consumo, teve queda de 1,49%, passando de R$ 479,64 em janeiro para R$ 472,51 em fevereiro. No acumulado de janeiro e fevereiro, o valor da cesta subiu 3,57%. Entre os itens com maiores altas estão o xampu (4,13%), a farinha de mandioca (1,38%), o sal (0,99%) e o açúcar (0,90%). As maiores quedas ficaram com o feijão (-10,84%), a cebola (-9,96%), a batata (-8,06%) e o frango congelado (-6,22%).
Índice de Confiança melhora
De acordo com o Índice de Confiança do Supermercadista, os empresários do setor estão mais otimistas com relação ao cenário macroeconômico. A pesquisa feita em fevereiro aponta 56,1 pontos, o que indica uma perspectiva positiva na comparação com dezembro do ano passado, quando a última pesquisa atingiu 50,5 pontos. "A tendência é de crescimento moderado, de acordo com vários indicadores como o desemprego, que é o que ainda está segurando o crescimento mais forte, mas sabemos que em termos econômicos, quando o desemprego começa a ficar alto ele é o último índice a ser recuperado em uma crise", analisou Sanzovo.
Carne Fraca
Segundo o presidente da Abras, apesar de ser muito cedo para uma avaliação, o setor ainda não registrou quedas perceptíveis na vendas de carnes depois da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal. "Houve algumas dívidas, o consumidor questionou algumas marcas, substituiu momentaneamente, mas a cada dia que passa fica mais claro que não existe risco de saúde pública."
Fonte: Arena do Pavini

Veja mais >>>
24/07/2025 12:19 - Abrasmercado: cesta de 35 produtos recua 0,43% em junho, após nove meses de alta24/07/2025 12:14 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,63% no semestre, aponta ABRAS
26/06/2025 12:09 - Consumo nos Lares Brasileiros tem alta de 2,04% em maio, aponta ABRAS
26/06/2025 11:55 - AbrasMercado: arroz e feijão acumulam queda em 12 meses, mas cesta segue em alta em maio
13/06/2025 09:50 - Resíduos sólidos: de passivos a ativos das empresas
09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS
06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional